Sem dúvida, os estudantes brasileiros tentam entrar em boas universidades todos os anos. É com esse foco e força de vontade que muitos enfrentam provas frequentes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por isso, quem tem esse sonho deve ficar atento ao novo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que já divulgou a data de inscrição.
O presente artigo selecionou as principais mudanças que estarão no rol de alterações no SiSU 2023. Saiba as datas previstas para os resultados e benefícios aos alunos.
Para que serve o SiSU?
O Ministério da Educação (MEC) arrecada anualmente as vagas oferecidas pelas faculdades públicas de todo o Brasil. Esse sistema eletrônico de admissão de alunos é chamado de Sistema de Seleção Única ou simplesmente SiSU.
Com oportunidades de compartilhamento entre órgãos federais, universidades e institutos, essa plataforma funciona da seguinte forma:
- Instituições de ensino aderem ao sistema e informam cursos e vagas;
- Definição de regras com pesos diferentes para cada área e nota mínima;
- No início do período de inscrição, o candidato poderá escolher entre duas opções de curso em ordem de prioridade.
Vale ressaltar também que é possível escolher em qual formato você irá concorrer: seja em concurso amplo ou pelo sistema de cotas.
Nesta segunda opção, os alunos devem preencher um perfil para cada grupo e serão encaminhados para a banca examinadora. Ou seja, o SiSU utiliza as últimas notas obtidas nos Enems do último ano.
Assim, todos os aprovados no vestibular deste ano poderão concorrer às vagas abertas no sistema unificado em 2023.
No entanto, basta que tenham nota de redação maior que zero e não estejam em situação de formação, ou seja, que ainda não concluíram o ensino médio ou são menores de 18 anos.
Mudanças no SiSU 2023
Desde os primeiros governos do PT, a educação sempre foi uma das bandeiras mais altas do partido. Afinal, foi durante o primeiro mandato do recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva que foram criados programas como o Universidade para Todos (ProUni), a expansão do Fundo Financeiro para Estudantes (FIES) e o próprio SiSU.
Portanto, espera-se que o setor receba atenção especial neste novo governo. Por isso, o MEC divulgou na última segunda-feira (26) as datas do processo seletivo de 2023, o que pode favorecer os estudantes por estarem próximos aos calendários acadêmicos da maioria das universidades. E essa coincidência acontece após a mudança feita pelo SiSU.
Assim, o período de novas inscrições para o primeiro processo seletivo terá início no período de 16 a 24 de fevereiro do ano seguinte.
O resultado será divulgado em breve, no dia 28 de fevereiro. No caso da opção anterior, o anúncio da lista selecionada só ocorreria no dia 7 de março de 2023. Por fim, mais informações no site sisu.mec.gov.br.