no ,

ALERTA! Golpe Do Renavam Veja Como Não Ser Uma VÍTIMA

proteja-se do golpe do renavam
proteja-se do golpe do renavam

Sabemos que o país tem passado, por tempos de crise, dessa forma vender o carro pode ser a solução de muitos brasileiros para conseguir um dinheiro extra. Sobretudo, é nessa hora que os criminosos aproveitam e usam dessa situação para conseguir informações sobre o veículo. Confira o golpe que estão aplicando com o Renavam e saiba como se proteger.

Como aplicam o Golpe do Renavam?

Primeiramente, antes de comprar um carro usado, é necessário que o comprador faça uma verificação da situação em que se encontra o veículo e dos seus documentos. Sendo assim, é preciso fazer uma pesquisa através de informações, como a placa do carro e o número do documento. 

Porém, é nesse momento que criminosos estão usando essas informações para clonar a documentação ou o carro que está sendo vendido. Então como consequência, o proprietário pode ser responsabilizado por infrações e crimes cometidos por outras pessoas. 

Entenda o golpe

Em síntese, o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é um número de identificação único para cada automóvel registrado no país. Dessa forma, esse número acompanha o carro por toda a sua vida e é uma informação importante da documentação. 

Desde já, para aplicar o golpe do Renavam, os criminosos entram em contato com alguém que está interessado em vender seu veículo. Eles dizem que querem fazer negócio e começam a pedir informações sobre o automóvel. 

Logo depois, em um segundo momento, ele pede que a vítima forneça o número do Renavam do carro ou da moto para que o golpista possa fazer uma pesquisa sobre o veículo. Como esse é um procedimento normal numa negociação de carros usados, a vítima acaba fornecendo os dados. 

O problema é que, com esse dado os criminosos conseguem acessar diversas informações sobre o veículo e também sobre o dono do automóvel. E aí é onde eles atuam. Eles podem clonar o veículo e usá-lo para cometer crimes.

Então, como se proteger?

A princípio essa é a grande questão, como se proteger do golpe do Renavam, uma vez que, essa pesquisa é algo que deve ser feito pelo comprador? Mediante aos golpes ocorridos, o ideal é que antes de fornecer qualquer informação sobre o veículo, o vendedor saiba com quem ele está tratando. Por isso, é importante pedir que o interessado se identifique antes de passar os dados. Logo depois, outra dica é vender o veículo para um representante comercial que já seja conhecido no mercado e que tenha uma boa fama.