no , , , ,

Alerta: golpe de falsa cobrança! Saiba agora como se proteger!

golpe da cobrança falsa
golpe da cobrança falsa

O Espaço do Empreendedor da Prefeitura de Gaspar, alerta sobre uma tentativa de golpe direcionada à população e, em particular, aos microempreendedores individuais MEIs. Uma falsa associação de empreendedores de Gaspar está enviando cobranças por e-mail ou aplicativos de mensagens para solicitar contribuições. Saiba como se proteger:

Prefeitura de Gaspar SC alerta sobre golpe de falsa cobrança, principalmente os Micro Empreendedores Individuais MEI. Nesse sentido saiba como é o golpe e acima de tudo como se proteger.

Os golpistas enviam um e-mail ou mensagem contendo um “cartão de notificação extrajudicial” com um QR Code para pagamento via PIX de uma taxa única de R$249,00. No entanto, o documento é falso e o remetente faz ameaças infundadas alegando que a dívida foi encaminhada para o Departamento Jurídico.

Pablo Fachini, secretário responsável pelo Espaço do Empreendedor, afirma que várias denúncias sobre o golpe têm chegado ao local.

“Estamos recebendo muitas mensagens sobre isso e solicitamos que as pessoas não efetuem nenhum pagamento ou façam PIX. O MEI não tem qualquer obrigação de pagamento além da arrecadação mensal através da DAS, que deve ser obtida através do site da Receita Federal”

A prefeitura orienta que todos os cidadãos que receberam e-mails ou mensagens com cobranças registrem um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.

Como evitar o golpe de falsa cobrança MEI:

  • Para evitar golpes a princípio, contate a empresa diretamente por e-mail ou por um canal confiável.
  • Não compartilhe informações pessoais em ligações ou WhatsApp com empresas desconhecidas.
  • Os MEIs devem emitir boletos do DAS apenas pelo site PORTAL DO EMPREENDEDOR.
  • A Receita Federal não solicita informações por e-mail. Verifique sua situação fiscal no portal e-cac RECEITA FEDERAL.
  • Não clique em links de atualização de cadastro enviados por mensagens suspeitas.
  • Confirme que está acessando um canal oficial antes de realizar qualquer ação.
  • Em caso de dúvida, entre em contato com as instituições por canais oficiais ou consulte um contador de confiança.