no , ,

Alerta do banco central Para ameaças virtuais

Alerta do banco central Para ameaças virtuais
Alerta do banco central Para ameaças virtuais

A população precisa ter cuidado, veja o novo alerta do banco central contra os possíveis golpes virtuais.

Antigamente, era muito frequente cair em golpes nas ruas, fosse por falsas negociações, telefonemas, fraudes, e até mesmo o uso de entorpecentes. Com o avanço da tecnologia, o alerta chegou mais rápido a população, capaz de se livrar dos mesmos. Por outro lado, a mesma tecnologia expõe a população aos riscos de ataques cibernéticos. Então, é importante ficar ciente do novo alerta do banco central.

Alerta do banco central para o novo golpe

Senhas roubadas de redes sociais, WhatsApp, e-mails, e até mesmo acesso ao computador das vítimas podem acontecer. Sem saber, muitas pessoas acabam tendo seus softwares sendo tomados por diversos vírus, e embora possamos nos comunicar em relação aos golpes, em alguns casos, apenas saber não é o suficiente.

A cada momento, novas técnicas golpistas chegam aos bandidos, e dessa vez, veio um novo alerta do banco central. O comunicado se refere ao Sistema de Valores a Receber, o SVR. O alerta do banco central é o de que os criminosos estão espalhando mensagens via WhatsApp.

As vítimas recebem uma suposta ligação do banco central, onde são informadas de que possuem um valor a receber em forma de resgate. Após isso, a vítima recebe um link para receber o valor via pix. Acontece que essa prática é antiga, apenas a forma de se apresentar é que se altera.

Quando a vítima, ciente de que receberá o valor, ou até mesmo desconfiada, mas querendo ver “onde vai dar”, clica no link. Então, automaticamente, a mesma, perde a suas senhas das redes sociais. Além disso, ainda é possível que tenha o celular (ou o dispositivo no qual acessou o link) cheio de malwares espiões.

Alerta do banco central, as informações oficiais

Primeiramente, é preciso entender que o banco central divulga suas notícias nas plataformas oficiais, sendo o site e redes sociais. O Banco central também não entra em contato com as pessoas pelo WhatsApp e nem tão pouco por SMS. Ele também não solicita senhas nem outros dados pessoais sigilosos.

Também é importante lembrar que o sistema para a consulta da segunda fase dos valores a receber está fora do ar, até porque a segunda fase ainda não começou. Se você consultou na primeira fase e não havia nenhum valor a receber, consulte na segunda, nesta, haverá novos cadastros, então, muita coisa pode mudar.

Fique sempre atento

De qualquer forma, é importante ficar atento e não clicar em links recebidos via SMS ou WhatsApp de estranhos, e confirmar, quando receber de amigos. Para mais informações como essa, fique atento ao nosso site.