no ,

Ainda É Possível Se Aposentar Por Tempo De Contribuição No INSS?

Ainda É Possível Se Aposentar Por Tempo De Contribuição No INSS?
Ainda É Possível Se Aposentar Por Tempo De Contribuição No INSS?

Depois das mudanças da Reforma da Previdência, descubra se ainda é possível se aposentar por tempo de contribuição no INSS em 2023.

Tem direito à aposentadoria aqueles que contribuíram ativamente com a Previdência ao longo da vida.

Porém, as regras para se receber o benefício do INSS sofreram algumas mudanças. Será que, em 2023, ainda é possível se aposentar por tempo de contribuição?

Se você completou o tempo de de trabalho exigido antes da Reforma da Previdência começar a valer, pode ser que consiga se aposentar.

Confira o que mudou e as novas regras para ter direito à aposentadoria pelo INSS

Aposentadoria por tempo de contribuição


As novas regras da Reforma da Previdência começaram a valer a partir do dia 12 de novembro de 2019.

Portanto, se até essa data você completou 30 anos de contribuição (no caso das mulheres), ou 35 anos (no caso dos homens), você tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

Dessa forma, a aposentadoria por tempo de contribuição ocorre apenas se o cidadão alcançou um determinado tempo de trabalho contribuindo com valores para a sua aposentadoria.

Veja outras formas de se aposentar além do tempo de contribuição:

  • Por pedágio de 50% (sem idade mínima);
  • Por pedágio de 100% (60 anos para os homens e 57 anos para as mulheres);
  • Por pontos;
  • Direito adquirido por tempo;
  • Por idade mínima progressiva: Essa categoria muda todos os anos. Atualmente, o critério é de 58 anos para as mulheres e 63 anos para os homens para a aposentadoria.


INSS:Veja como solicitar esse tipo de aposentadoria

Primeiro, é necessário verificar, de acordo com as regras vigentes atualmente, se você atende os requisitos necessários para fazer a solicitação da aposentadoria por tempo de contribuição.

Verifique seu tempo trabalhado ao longo da vida, reúna todos os documentos que possam comprovar o seu tempo de trabalho, como certificações que comprovem a realização de atividades laborais, reconhecimento de tempo rural, militar ou especial, acerto de contas que não constem nos documentos trabalhistas, e qualquer outro que possa ajudar no processo.

Depois de feito cálculo e verificação de tempo de contribuição, você pode fazer a solicitação de aposentadoria pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Veja também: Haddad CHOCOU a Respeito do Valor do Salário Mínimo

Durante a quinta-feira (12), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o governo federal pode não aumentar o salário mínimo em 2023. Desse modo, o piso salarial vigente se trata do já estabelecido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por meio de medidas provisórias (MP).

Apesar do valor já ter sido aprovado no Orçamento 2023, ainda há questões a respeito do aumento das conta públicas, revisadas por Haddad.

Vale lembrar que durante a atuação de Jair Bolsonaro, o salário mínimo deixou de apresentar os chamados ganhos reais, já que o cálculo do valor é feito apenas de acordo com a taxa de inflação indicada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no fim do ano.