no ,

Abaulamento discal aposenta pelo INSS?

Abaulamento discal aposenta pelo INSS?
Abaulamento discal aposenta pelo INSS?

Você já ouviu falar do abaulamento discal? Esse problema ocorre em muitos brasileiros hoje em dia. Mas será que esse problema de saúde é o suficiente para aposentar pelo INSS? Na verdade, é preciso entender em primeiro lugar a doença para que, depois, possamos refletir acerca da aposentadoria.

Em primeiro lugar, vamos entender o que causa aposentadoria por invalidez e depois vamos falar um pouco mais sobre o que é o abaulamento discal e quais são os seus principais sintomas.

O que aposenta pelo INSS?

Antes de tudo é importante deixar bem claro que o que gera aposentadoria não é uma doença em si, mas sim a avaliação da equipe de médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ou seja, é preciso que a doença seja avaliado por um profissional especialista na patologia de cada paciente (no caso do abaulamento discal o profissional especialista é o médico ortopedista) a fim de que se possa entender quais são as estratégias possíveis de tratamento (se houver) e também os danos que a enfermidade causa para a qualidade de vida do paciente acometido.

De fato, nem todo benefício dado pelo INSS é permanente. Por exemplo, uma doença como o abaulamento discal pode conferir benefício temporário, a fim que o paciente possa executar as medidas terapêuticas necessárias para a sua recuperação. Sendo assim, uma pessoa é considerada inválida quando ela não tem mais condições de saúde de executar atividades de cunho laboral, isto é, de trabalhar, seja com as atividades que realizava antes, seja com qualquer outro ato de serviço social.

O que é o abaulamento discal?

Trata-se de uma doença que acomete não só a coluna vertebral, mas também a medula espinhal e os nervos que dela saem. Assim sendo, as mudanças na forma das vértebras pode levar à compressão dos nervos. Dessa forma, surge no paciente uma dor que pode ir da região da coluna lombar até os dedos dos pés.

Alguns dos sintomas do abaulamento discal são:

  • Dor na região afetada;
  • Diminuição da sensibilidade nos membros perto da região;
  • Sensação de formigamento nos braços ou pernas;
  • Perda de força nos membros inferiores e braços.
  • Portanto, os sintomas da protrusão discal variam de acordo com o local da deformação na vértebra.

Embora o sofrimento de cada paciente seja algo único e variável, não se pode dizer que a maior parte dos casos de abaulamento discal levam à aposentadoria por invalidez. Na verdade, são poucos os pacientes que recebem tal benefício pelo INSS, ainda mais por causa de uma doença com potencial de tratamento.