no ,

A economia do Brasil pode ficar como a da Venezuela?

A economia do Brasil pode ficar como a da Venezuela?
A economia do Brasil pode ficar como a da Venezuela?

A possibilidade de a economia do Brasil decair e o país ficar como a venezuela vem assustando muita gente ao longo dos últimos anos.

Ao longo das últimas eleições, esse tem sido um debate frequente entre a “esquerda” e a “direita” da política brasileira.

Afinal, quais os fatores que influenciam na economia do Brasil e que podem ou não definir os rumos do país nos próximos anos?

Continue lendo essa matéria para entender um pouco do que se passa na Venezuela e saber se o Brasil pode seguir o mesmo caminho.

Afinal, o que aconteceu com a economia da Venezuela?

de 1930 a 1970, a Venezuela foi líder mundial em exportação de petróleo, sendo uma economia fortíssima, de importância mundial.

Com a economia forte e desenvolvida, a Venezuela era o país com maior poder de compra dos seus habitantes em toda a américa latina.

Com inflação controlada, desemprego equilibrado e reservas de petróleo semelhantes as da Árabia Saudita, este país era de encher os olhos, até a década de 90.

Neste período ocorreu um programa de estatização de empresas, juntamente com a ascenção de um governo ditatorial.

Após esta medida, ocorreu a saída de capital privado do país.

Desta forma, outras atitudes ditatoriais do governo, fizeram com que a economia do país fosse à completa ruína, deixando a Venezuela em situação de crise e miséria extremas.

Contudo, o Brasil pode seguir este caminho?

Economia do Brasil para os próximos anos: o que esperar?

É importante ter em mente que todos os países do mundo estar sujeitos à desastres econômicos, causados por diversos fatores, como a crise de 2008 nos Estados Unidos, por exemplo.

Entretanto, a economia do Brasil e da Venezuela possuem históricos, características e contextos totalmente diferentes.

Isso faz com que não haja sentido que a economia do Brasil se iguale à da Venezuela de uma hora pra outra, como um passe de mágica.

Sendo uma ditadura e sofrendo diversas sanções econômicas, a Venezuela não pode fazer comércio com o resto do mundo, de maneira geral.

Enquanto o Brasil se encontra em uma posição privilegiada, com seus indicadores econômicos cada vez mais fortes no que tange ao comércio internacional de commodities, principalmente oriudas do agronegócio.

Contudo, é importante que o governo siga cumprindo seu papel, para manter a economia do Brasil saudável e em crescimento constante, como todos nós brasileiros desejamos.

Não deixe de acompanhar nosso site para estar por dentro das mais atuais notícias para o seu dia a dia!