A Netflix não é apenas a plataforma de streaming de filmes e séries mais querida do país, ela é também a mais querida do mundo, possuindo atualmente, cerca de 208 milhões de assinantes em todo o planta azul, porém, essa relação de afeto foi comprometida recentemente após a empresa informar que decidiu acabar com um dos seus principais planos de assinatura aqui no Brasil.
O anunciou sobre a decisão de acabar com o plano foi feita na 4°feira, 18 de outubro e pegou de surpresa os assinantes brasileiros da plataforma, gerando muitas reações de indignação através das redes socais com ameaças de boicote e cancelamentos de assinaturas.
Com isso, o plano mais assinado entre os usuários e usuárias da Netflix aqui no Brasil, não vai mais estar disponível. Assim, a plataforma vai oferecer apenas 3 planos de assinatura.
A seguir veremos todos os detalhes e as implicações da decisão da Netflix de acabar com o seu principal plano de assinatura aqui no Brasil
Principais plataformas de streamings do Brasil
Pioneira no serviço de streaming de filmes e séries no mundo, responsável inclusive pelo aprimoramento da tecnologia de transmissão em tempo real pela internet, a Netflix rapidamente caiu nas graças dos amantes do cinema em todo o mundo.
Obviamente que os grandes estúdios de cinema do Hollywood não deixariam isso “de graça” e também lançaram suas próprias plataformas.
Mas não só os grandes estúdios de cinema dos Estados Unidos entraram na dança dos streamings, canais de televisão e inúmeras empresas também criaram suas plataformas de filmes e séries.
Aqui no Brasil a plataforma de streaming mais assinada, com já mencionamos, é Netflix, que possui cerca de 50,6 milhões de assinantes ativos.
Os números são do início do ano e são frutos da pesquisa desenvolvida pela empresa Comscore.
Em segundo lugar está a Globoplay, plataforma de streaming da Rede Globo, com cerca de 18,1 milhões de assinantes ativos.
Logo em seguida vem a Amazon Prime Vídeo, que de acordo com a pesquisa, possui aproximadamente 14,6 milhões de assinantes no Brasil.
As demais plataformas mais assinadas no Brasil são:
- Disney+
- Star+
- Paramount+
- AppleTV+
- Crunchyroll
Netflix decide acabar com um dos seus principais planos de assinatura
No dia 18 de outubro a Netflix anunciou que iria acabar com um dos seus principais planos de assinatura aqui no Brasil, o “Plano Básico Sem Anúncios”.
O plano é um dos mais assinados pelos brasileiros(a) e a decisão deixou milhões de usuários da plataforma indignados(a).
O preço do plano básico sem anúncios da Netflix era de R$ 25,90 e permite aos usuários assistir filmes e séries em apenas um dispositivo por vez, com resolução de, no máximo, 720p.
Com essa decisão, os novos usuários que forem fazer a sua assinatura, já não vão mais encontrar o plano disponível.
Para os usuários que possuem o plano anual, o plano continua até o momento da renovação, quando será necessário aderir a um dos três planos restantes.
Uma outra decisão da Netflix que desagradou bastante os usuários brasileiros, foi a nova política de compartilhamento de senha da plataforma.
Após anos incentivando seus usuários(a) a compartilharem a sua senha com outras pessoas, a plataforma passou a proibir o compartilhamento.
E foi além, adicionou uma taxa de R$ 12,90 mensais por usuário que queira utilizar a conta, mas não more na mesma residência do titular da assinatura.
Qual a razão da Netflix acabar com um dos seus principais planos de assinatura?
De acordo com a própria Netflix, acabar com o plano básico sem anúncios é a tendência mundial da empresa. Inclusive, países como Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália também já tiveram o serviço encerrado.
O objetivo, claro, é maximizar os lucros da empresa.
Dessa forma, a Netflix espera incentivar os novos assinantes a fazem a assinatura do novo “Plano Básico com Anúncios”.
Isso permite a plataforma ganhar dinheiro de duas formas, com o pagamento das assinaturas e com a publicidade das empresas.
De acordo com uma nota oficial da própria empresa, com o cancelamento do plano básico, a Netflix pretende “criar uma associação de anúncios para que a Netflix se torne uma compra essencial para anunciantes”.
Com se já bastasse, a Netflix ainda anunciou o aumento do preço de assinatura em alguns países como Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Canadá.
Mal-estar entre a Netflix e seus assinantes
Acabar com o plano básico sem anúncios, um dos planos mais assinados pelos usuários da plataforma gerou muita indignação entre os assinantes.
E toda essa indignação é justificável, afinal, ninguém que ter de pagar mais caro por um serviço. A consequência foi uma série de ameaças de boicote e cancelamentos de assinaturas pelos usuários(a) através das redes sociais.
O fato do assinante ser obrigado a migrar para um plano mais caro ou então para um mais barato, porém com anúncios no meio dos filmes gerou, a princípio não foi muito bem recebida pelos assinantes.
A saber, aqui no Brasil, o valor do plano básico com anúncios da Netflix é de R$ 18,90 por mês.
De acordo com a empresa, a cada hora na Netflix, os assinantes deste modelo serão forçados a assistir de 4 a 5 minutos de anúncios, com propagandas de 15 a 30 segundos.
Sem contar que nesse plano, os usuários não tem acesso a todos os conteúdos disponíveis na plataforma. Alguns dos principais filmes e séries não vão estar acessíveis no plano básico com anúncios.
Além disso, também não é possível fazer o download dos filmes e séries para assistir quando estiver sem internet.
Ou seja, ao acabar com um dos seus planos, a Netflix empurra o seu assinante para uma verdadeira bomba, que a princípio, só é vantajosa pra ela.
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