O Bolsa Permanência é um programa voltado para estudantes da escola pública que tem como objetivo combater um dos principais problemas enfrentados pela educação pública do país, a evasão escolar.
A ideia com o Bolsa Permanência é garantir que os estudantes não abandonem a escola e assim, consigam concluir pelo menos o ensino médio.
Contudo, o projeto ainda não foi aprovado, porém, essa aprovação pode estar mais próxima do que o próprio governo imaginou.
Portanto, se você tem interesse em saber mais detalhes sobre o Bolsa Permanência, que vai contemplar estudantes da escola pública, lei o texto a seguir.
Entenda o Bolsa Permanência
Segundo uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan SESI), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), chamada de “Combate à evasão no Ensino Médio: desafios e oportunidades”, a evasão escolar no ensino médio já chegou a atingir cerca de meio milhão de jovens todos os anos no Brasil.
Os dados revelaram que apenas 60,3% dos estudantes da escolha conseguem completar os estudos até os 24 anos de idade.
Se considerarmos uma faixa etária mais jovem, a situação é ainda pior, apenas 46%. Enquanto que entre os adolescentes filhos das famílias mais ricas, esse número é de 94%.
A questão é que os jovens de família com um menor poder econômico, muitas vezes acabam escolhendo pelo trabalho aos estudos, para poder complementar a renda familiar.
Justamente por conta desse cenário, o governo se viu na necessidade de propor o Bolsa Permanência para os estudantes do ensino médio das escolas públicas.
É uma forma de dar um incentivo para que esses estudantes consigam completar sua formação educacional.
Todavia, apesar do projeto estar bem encaminhado, o valor do Bolsa Permanência ainda não possui uma definição.
Como deve funcionar o novo benefício?
De acordo com Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governo ainda não possui um valor determinado. O motivo da indefinição foi o corte orçamentário significativo que o Ministério da educação (MEC) recebeu.
Apesar da tentativa do Ministro de recompor o orçamento do MEC, ele ainda não obteve sucesso.
Inclusive, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), durante a sua campanha para presidência, comentou sobre a sua intenção de criar um programa de bolsa para jovens que concluíssem o ensino médio.
Entretanto, o projeto ainda precisa passar por uma análise do presidente Lula antes de ser enviada para votação no Congresso Nacional.
Com a aprovação, o governo espera transforma a realidade da defasagem escolar em todo o território nacional.
Por fim, para mais notícias sobre programas sociais do governo federal, clique aqui.