no , , , , , ,

IPVA tem ISENÇÃO para alguns modelos de veículos. Confira quais são!

IPVA tem ISENCAO para alguns modelos de veiculos.
IPVA tem ISENCAO para alguns modelos de veiculos.

O IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) é o imposto obrigatória que deve ser pago anualmente por toda pessoa proprietária de veículo automotor, porém, o governo estadual anunciou que alguns modelos de estão com isenção total, ou seja, 100% de desconto no pagamento do tributo.

A isenção está sendo concedida por um governo estadual, porque o IPVA é um imposto estadual.

Sendo assim, a seguir vamos dar todos os detalhes sobre essa isenção do IPVA para alguns modelos de veículos, além, é claro, do estado que está concedendo a cobrança do tributo.

Governo oferece isenção total do IPVA

A questão ambiental é um dos temas mais urgentes do mundo atualmente e consequentemente, nós, brasileiros e brasileiras, não poderíamos nos abster dessa discussão.  

E é justamente por isso, que o governo do estado de São Paulo lançou um Projeto de Lei (PL) para incentivar o uso de carros com zero emissão.

A Alesp (Assembleia Legislativa de SP) aprovou no dia 23 de agosto o PL 308, que parte do IPVA fique isento para alguns modelos de veículos.

O projeto tem coautoria dos deputados Ricardo França (Podemos) e Donato (PT).

De acordo com o proposto na PL 308, a parte do IPVA que cabe ao governo do estado de SP, terá isenção total.

Com a aprovação do projeto pela Alesp, ele agora segue para a sansão do governo do estado, Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

Os veículos que serão contemplados com isenção total do IPVA, são os modelos elétricos e de hidrogênio.

Muitas pessoas não sabem, mas a montadora japonesa Toyota, atualmente desenvolve um carro movido a hidrogênio a partir do etanol. O desenvolvimento do modelo conta uma participação do governo do paulista.

Veja como fica o cálculo do imposto para os dois tipos de veículos

Segundo a Alesp, o PL propõe a isenção do imposto a partir de créditos que foram dados com relação à parte estadual do IPVA.

De acordo com os dados atuais, o cálculo do IPVA é feito a partir da tabela Fipe, na qual 20% do valor é encaminhado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Enquanto que os 80% que sobram, a divisão é feita entre o governo do estado e os municípios.

E isso implica que os valores que foram para o Fundeb vão servir de incentivo para a venda de veículos com emissão zero.

Mas o projeto de lei não para por ai, pois ele ainda traz outros elementos, como:

  • Depósito direto na conta do cidadão
  • Uso de crédito de forma alternativa, ou
  • Compensação de outros tributos de nível estadual.

Por fim, para mais novidades sobre o universo automobilístico, clique aqui.