no , , , , ,

LIBERADO 14° salário do INSS? Confira!

LIBERADO 14° salário do INSS? Confira!
LIBERADO 14° salário do INSS? Confira!

Há muitos anos que os aposentados e pensionista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aguardam pelo pagamento do 14° salário e em 2023 a espera não poderia ser diferente.

Dessa forma, grande parte dos segurados(a) da autarquia esperam ansiosos(a) para saber se realmente o 14° salário do INSS vai ser pago ainda em 2023.

Afinal de contas, R$ 1.320 a mais na conta, com certeza seria muito bem-vindo, né!

Contudo, até hoje nunca houve uma confirmação do 14° do INSS. Porém o projeto com a proposto do pagamento do abono tramita no Congresso Nacional.

Além das aposentadorias, o INSS paga uma série de outros benefícios, com:

  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-reclusão
  • Salário-maternidade
  • Auxílio-acidente
  • Outros benefícios que fazem parte do núcleo das Atividades Exclusivas de Estado.

Mas o que queremos mesmo saber, é se o Congresso já votou ou senão, quando irá votar, o pagamento do 14° salário dos segurados do INSS.

Pois bem, vamos conferir a seguir.

14° salário do INSS foi liberado para os segurados?

O projeto de lei (PL) 4.367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) tramita no Congresso Nacional desde 2020 e propõe o pagamento de um 14° salário para os aposentados e pensionistas do INSS.

Todavia, o projeto está parado na Câmara dos Deputados desde então e pelo menos por enquanto, não há uma expectativa de quando irá para votação no plenário da casa.

Atualmente, o PL está a espera da criação da Comissão Temporária da mesa diretora da Câmara dos Deputados.

Portanto, apesar da ansiedade dos aposentados e pensionistas do INSS para receberem o 14° salário, infelizmente ainda não há uma expectativa de quando isso possa ocorrer.

Abono salarial do Instituto divide opiniões

A questão sobre o pagamento desse abono não está restrita apenas ao Congresso Nacional, visto que, o governo também estuda a sua viabilidade.

Entre os argumentos dos defensores da medida, está o de que o pagamento do 14° salário do INSS iria injetar mais recursos na economia brasileira, além de beneficiar os mais vulneráveis.

A princípio, a ideia de pagar esse abono aos aposentados do Instituto foi motivada pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

Entretanto, mesmo com o passar da crise e a melhora na economia do país, muitos parlamentares ainda defendem a ideia do pagamento do abono.

Caso a medida tenha aprovação do Congresso, aproximadamente 33 milhões de pessoas serão beneficiadas, a um custo de R$ 50 bilhões para os cofres públicos.

Por fim, para mais notícias sobre o INSS, clique aqui.