no , , , , ,

Reajuste adicional de 5% para aposentados a cada cinco anos é aprovado pela Comissão na Câmara

Aposentados podem ganhar salário com novo projeto de lei
Aposentados podem ganhar salário com novo projeto de lei

No último dia 25 de Agosto de 2023, a Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pode trazer um adicional de reajuste de 5% aos benefícios dos aposentados a cada cinco anos. A proposta, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS), surge em meio as expectativas pela ‘revisão da vida toda’, que encontra-se parada aguardando julgamento no Supremo Tribunal Federal.

O propósito da lei é recompor as perdas nos benefícios previdenciários daqueles que ganham acima do salário mínimo. Durante os debates na Comissão, apresentou-se um histórico sobre essas perdas dos inativos do INSS em comparação aos aposentados que ganham o salário mínimo, oqual tem um aumento real.

O texto em análise

A proposta, chamada Projeto de Lei 1468/23, insere dispositivos na Lei de Benefícios da Previdência Social e prevê adicional de aposentadoria para segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), custeado pelo Orçamento da União e incorporado ao benefício. Além disso, Informa que o adicional será devido ao segurado a cada cinco anos de aposentadoria, havendo um acréscimo de 5% na renda mensal, e estende ao pensionista, que poderá acumular o tempo aquisitivo do segurado falecido.

A opinião do autor da proposta

“A Constituição assegura o reajuste das aposentadorias para preservar-lhes, de maneira permanente, o valor real, mas infelizmente, ao longo dos últimos anos, essa determinação não tem sido obedecida”, afirma o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), autor da proposta, ao defender a criação desse adicional.

Tramitação e expectativa dos aposentados

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões correspondentes, como de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça e de Cidadania. Aposentados da Baixada Santista aguardam com ansiedade a novidade, mas a esperança maior ainda reside no Supremo, onde a ‘revisão da vida toda’ está sendo votada.

A voz dos aposentados também se faz ouvir: apesar da expectativa gerada pela proposta de Pompeo de Mattos, a verdadeira esperança de muitos continua ancorada na ‘revisão da vida toda’. Eles acreditam na viabilidade desta e, apesar das frustrações acumuladas com promessas não cumpridas, ainda nutrem a esperança de ver seus benefícios revisados e ampliados.