O Bolsa Família é pago atualmente a cerca de 21 milhões de famílias, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e um pequeno grupo muito sortudo dentro desses milhões de beneficiários, terá direito a um pagamento retroativo nesse mês de agosto.
Como muitos sabem, muitos benefícios do Bolsa Família foram suspensos nos últimos meses por conta do pente-fino feito pelo governo federal no CadÚnico.
Para quem não sabe, o CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais) é o cadastro de todas as famílias que fazem parte dos programas sociais do governo federal.
Mas, voltando ao Bolsa Família, passada a fase inicial de cortes do programa, veio a fase do desbloqueio dos benefícios que estavam regulares.
E são justamente esses beneficiários que tiveram o benefício suspenso de forma irregular, que vão receber o retroativo do Bolsa Família nesse mês.
Assim, vamos ver a seguir todos os detalhes de como fazer para receber esse retroativo do Bolsa Família nesse mês de agosto.
Entenda um pouco mais sobre o pente-fino do governo
O pente-fino do Bolsa Família é visto pelo governo federal como essencial para que o programa mantenha a eficiência que lhe tornou o principal programa de transferência de renda de todo o mundo, de acordo com a própria ONU (Organização das Nações Unidas).
Criado em 2003, ainda durante o governo Lula 1, o Bolsa Família completou 20 anos em 2023 e em busca da sua máxima eficiência, é que o pente-fino no programa se faz necessário.
Principalmente diante dos flagrantes indícios de uso político eleitoreiro do benefício, com um claro intuito de comprar os votos dos brasileiros(a) por parte do então candidato a reeleição, o ex presidente e atualmente inelegível, Jair Bolsonaro(a);
Ou seja, o pente-fino tem o objetivo de identificar e cancelar o Bolsa Família das pessoas que se aproveitaram da flexibilização dos critérios do programa para receber o dinheiro do benefício.
Veja como é possível acessar os retroativos do Bolsa Família
Como explicamos ao longo do texto, milhões de famílias tiveram o Bolsa Família suspensos pelo pente-fino do Bolsa Família.
Desses, uma grande parte teve o benefício liberado após a revisão do cadastro, e esses têm direito ao receber o retroativo.
Entretanto, muitas outras pessoas tiveram o beneficio realmente encerrados.
Essas pessoas, infelizmente, não podem retornar imediatamente ao programa, pois não atenderam os critérios de elegibilidade do Bolsa Família.
Atualmente, somente os beneficiários que estavam com seus dados desatualizados podem se cadastrar.
Portanto, esses beneficiários que conseguiram atualizar o cadastro, vão receber o retroativo do Bolsa Família.
Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.
Calendário do Bolsa Família de agosto
As parcelas mensais do Bolsa Família costumam ser depositadas nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal.
Os pagamentos serão realizados entre os dias 18 e 31 de agosto e o calendário segue a ordem do número final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.
Veja a seguir o cronograma de pagamentos completo:
- NIS final 1: 18 de agosto;
- NIS final 2: 21 de agosto;
- NIS final 3: 22 de agosto;
- NIS final 4: 23 de agosto;
- NIS final 5: 24 de agosto;
- NIS final 6: 25 de agosto;
- NIS final 7: 28 de agosto;
- NIS final 8: 29 de agosto;
- NIS final 9: 30 de agosto;
- NIS final 0: 31 de agosto.
Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.