no , ,

Apesar de escândalo das joias, Valdemar Costa Neto declara Bolsonaro ‘maior líder da história’

Neto reafirma apoio a Bolsonaro no meio de controvérsia
Neto reafirma apoio a Bolsonaro no meio de controvérsia

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, reforçou seu apoio a Jair Bolsonaro em um vídeo, publicado nesta segunda-feira, 14. Em suas palavras, Bolsonaro foi “o maior líder da história do Brasil”. A declaração acontece em um contexto turbulento após as investigações da Polícia Federal (PF) que envolvem o ex-presidente em um esquema de venda ilegal de joias e enriquecimento ilícito.

Do que se trata a Operação Lucas 12:2?

Deflagrada pela PF na última sexta-feira, 11, a Operação Lucas 12:2 tem o objetivo de investigar uma suspeita de irregularidades na venda de joias e outros objetos de valor adquiridos em viagens oficiais da Presidência. Segundo a PF, esses itens deveriam ser incorporados ao acervo da União, mas foram omitidos das organizações públicas, incluídos no estoque pessoal do ex-presidente e negociados para fins de enriquecimento ilícito.

Quais são as evidências da investigação?

Conforme apurado pela PF, os recursos das vendas foram convertidos em dinheiro vivo e adicionados ao patrimônio pessoal do ex-presidente, através de intermediários, sem utilização do sistema bancário formal. Este processo visava ocultar a origem, localização e a propriedade dos valores. Entre as evidências, foi descoberto um áudio em que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e Marcelo Câmara, assessor especial da Presidência, discutiam sobre US$ 25 mil que, supostamente, pertenciam a Bolsonaro.

Disputa por poder e enriquecimento ilícito são práticas consideradas inaceitáveis na política. Apesar disso, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ignorou o escândalo e declarou que Bolsonaro é uma pessoa “honesta, competente e trabalhadora”. Suas palavras reafirmam o apoio do Partido Liberal ao ex-presidente, independentemente das acusações realizadas pela operação da PF.

Quais são os planos para as eleições municipais de 2024?

Com Bolsonaro no centro das atenções das investigações, Valdemar Costa Neto, que completou 74 anos no mesmo dia em que a Operação Lucas 12:2 foi deflagrada, projeta utilizar o capital político do ex-presidente nas eleições municipais de 2024. O objetivo é reeleger aliados em prefeituras e aumentar o número de metrópoles lideradas pelo partido.

Em meio a todas essas questões, a verdade é que a política brasileira está em constante movimento e é imprescindível manter-se informado para acompanhar os desdobramentos desses acontecimentos.