A idade mínima para aposentadoria sofreu mudanças na fatídica Reforma da Previdência de 2019, causando um enorme prejuízo aos trabalhadores e agora, circula pelas redes sociais um vídeo onde o presidente Lula (PT) diz que mudou novamente a idade mínima para que o trabalhador possa se aposentar.
Contudo, seria normal que uma informação tão importante como essa saísse nos principais veículos de comunicação, mas nada a respeito foi dito.
O que levou muitas pessoas a se perguntarem se a notícia seria mesmo verdadeira ou seria uma fake news.
Portanto, nesse artigo vamos esclarecer se o presidente Lula realmente mudou a idade mínima para aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Do que se trata a informação que circula nas redes sociais
O vídeo no qual Lula aparece dizendo que mudou a idade mínima da aposentadoria circulou inicialmente pelas plataformas da Kawai e o WhatsApp.
No vídeo, o presidente Lula teria afirmado que se reuniu com os seus ministros e determinou que a partir de agora, a aposentadoria seria aos 55 anos.
Obviamente que com a velocidade das redes sociais, rapidamente o vídeo viralizou e muitas pessoas acreditaram na mudança da idade mínima para se aposentar.
Entretanto, será que é mesmo verdade que Lula mudou a idade mínima da aposentadoria?
Lula realmente mudou a idade mínima da aposentadoria do INSS?
De acordo com a checagem do portal UOL e da Agência Lupa, o vídeo se trata de uma montagem, portanto, é uma fake news.
Na verdade, o vídeo é verdadeiro, mas a narração do presidente Lula é falsa, assim como a informação.
Até porque, desde a mudança da Reforma de 2019, não houve mudanças nas regras da Previdência Social com relação à aposentadoria de nenhuma modalidade.
De acordo com as regras de 2019 das aposentadorias do INSS, para solicitar o benefício da aposentadoria por idade mínima precisa cumprir os seguintes critérios:
- Cumprir prazo de carência de, no mínimo, 180 contribuições;
- Ter, pelo menos, 15 anos de tempo de contribuição;
- Idade mínima deve ser de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens.
Para solicitar a benefício, o cidadão pode acessar o aplicativo do INSS através do seu celular ou tablet (sistema Android e iOS).
Por fim, para mais notícias sobre o aposentadoria, clique aqui.