no , , , , ,

Entenda as MUDANÇAS no FGTS Digital e os impactos no seu BOLSO

Entenda as MUDANCAS no FGTS Digital
Entenda as MUDANCAS no FGTS Digital

Como é do conhecimento de todos e todas, desde o início de 2023, que o Brasil e suas Instituições passam por um processo de reconstrução, que compreende desde a contratação e qualificação de novos servidores, até a criação do FGTS Digital, que é uma grande novidade anunciada recentemente pelo governo.

Mas, é sobre essa grande novidade, o FGTS Digital, que vamos abordar nesse artigo, pois é uma ação que vai afetar, direta e indiretamente, o trabalhador(a) brasileiro(a).

Portanto, a seguir vamos esclarecer todos os detalhes e mudanças que implicam a criação do novo FGTS Digital, que passa a valer ainda esse ano.

Mudanças no novo sistema do FGTS Digital

O novo sistema do FGTS Digital foi confirmado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com informações do próprio Ministério, a nova novidade traz mudanças na forma de arrecadação do tributo e do prazo.

A saber, o FGTS Digital vai estar em fase de testes entre os dias 19 de agosto e 10 de setembro. Período no qual, todos os empregadores poderão acessar esse novo sistema para que possam se familiarizar com todos os detalhes.

Impactos causadas pelo novo Fundo de Garantia Digital?

Atualmente, o prazo para o pagamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é até o sétimo dia do mês. E esse prazo será uma das mudanças que virão junto a novo plataforma.

Portanto, como o novo sistema do FGTS Digital, o pagamento poderá ocorrer até o dia 20 de cada mês.

Para que isso fosse possível, o governo criou a Prestação dos Serviços Digitais de Geração de Guias, através da Lei 14.438/2022.

Com a criação dessa plataforma, o FGTS vai passar a emitir suas próprias guias, substituindo o sistema SEFIP e guias GFIP.

Além disso, os recolhimentos serão feitos diretamente por PIX.

O que muda para os trabalhadores?

O FGTS Digital vai usar como base de dados as informações disponíveis no eSocial. Isso vai permitir uma a melhoria do processo de arrecadação do tributo trabalhista.

De forma objetiva, o que muda para os trabalhadores é a simplificação na prestação das informações e dados do contribuinte.

Além disso, a apuração e arrecadação podem ficar melhores.

Assim, as situações onde o trabalhador precise dos recursos do seu FGTS, o acesso a eles seja mais simples e rápido.

Mas não somente os trabalhadores vai se beneficiar da plataforma. Os empregadores utilizar FGTS Digital para ajudar na gestão e transparência da aplicação do benefício.

Em resumo, isso vai facilitar para o empregador lançar tipo de valor no sistema.

O lançamento oficial está previsto para 2024 apenas.

Para mais notícias sobre o FGTS, clique aqui.