Para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Governo Federal confirmou o repasse do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o mês de Agosto. Este benefício, administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), difere-se de uma aposentadoria comum por se tratar de um programa assistencial. Os beneficiários, enquadrados em determinados critérios, podem contar com um repasse mensal de R$ 1.320.
Para se qualificar ao BPC, o cidadão deve se encaixar em algum dos seguintes critérios: ter idade superior a 65 anos e possuir renda mensal de até ¼ do salário mínimo (R$ 330 por mês) ou portar alguma deficiência física e/ou intelectual que o impeça de entrar no mercado de trabalho. Para obter o benefício, é necessário a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
Como se inscrever no CadÚnico?
Para a entrada no CadÚnico, o segurado pode se dirigir ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar a inscrição. O CadÚnico também viabiliza a obtenção de outros programas assistências como o Bolsa Família e o Auxílio Gás. Após a inscrição no CadÚnico, o agendamento no INSS deve ser feito pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social, ou pela solicitação online disponível no site do INSS.
Quem pode solicitar o adicional do BPC?
O BPC também reserva um adicional de R$ 330 para um grupo específico de segurados, destinado a quem precisa de assistência para realizar atividades domésticas como tomar banho, fazer as refeições, fazer compras entre outras tarefas. Esse repasse garante que o segurado possa arcar com um cuidador, seja um profissional ou um parente que realiza essas funções. Este valor é somado à parcela de R$ 1.320 do segurado, perfazendo um total de R$ 1.650 por mês. Em algumas circunstâncias, mesmo se a doença do segurado não estiver listada como elegível, é possível entrar com uma ação judicial para solicitar o adicional.
Como é feito o repasse do BPC?
No que se refere ao pagamento do BPC, a Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pela transação, realizada na conta digital do Caixa Tem. O pagamento costuma ser recebido entre o final do mês e o começo do mês subsequente, sendo escalonado de acordo com o último dígito do número do benefício. O beneficiado pode verificar a data do seu repasse através do aplicativo Meu INSS, ou no Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal.