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Concretizada concessão do Rodoanel Norte para Via Appia: Obra de R$ 3,4 bilhões promete revolucionar infraestrutura de SP

Governador de SP assina concessão do Rodoanel Norte
Governador de SP assina concessão do Rodoanel Norte

Uma importante decisão foi tomada pelo governador Tarcísio de Freitas, que nesta quarta-feira (9) autorizou a assinatura do contrato que concede a Via Appia FIP Infraestrutura o direito de finalizar as obras do Rodoanel Norte. Essa concessão é resultado do leilão que ocorreu em março deste ano e que inaugura uma nova fase para a obra orçada em R$ 3,4 bilhões. Além do término da construção, a Via Appia será responsável pela manutenção e operação deste trecho durante um período de 31 anos. O Rodoanel Norte é um projeto de suma importância que promete alavancar a economia de São Paulo, prevendo a geração de aproximadamente 15 mil empregos.

O fato é que a finalização do Rodoanel Norte significa um grande avanço para a infraestrutura do estado. Espera-se que a conclusão do anel viário da Grande São Paulo aconteça no segundo semestre de 2026. Diante dessas perspectivas, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o compromisso assumido com a conclusão do Rodoanel trará benefícios incontáveis à população. Os investimentos em infraestrutura e a geração de empregos promovem o desenvolvimento do estado e facilitam a logística nos próximos anos.

Quais serão os próximos passos da Via Appia no Rodoanel Norte?

Com a formalização do contrato nesta quarta-feira (9), o consórcio vencedor terá que destinar cerca de R$ 2 bilhões para finalização das obras e mais R$ 324 milhões para a implementação de projetos auxiliares. A partir da assinatura, inicia-se um mês de prazo para a assinatura do Termo de Transferência Inicial, que por sua vez dará início aos prazos para execução de obras. Nesse interim, a concessionária terá um ano para realizar todos os levantamentos necessários para reassumir o projeto. A verificação irá abranger a análise dos trechos que ainda precisam ser finalizados e as condições dos segmentos já executados para determinar o que precisará ser refeito ou recuperado, entre outras informações técnicas.

Quais são as expectativas para o Rodoanel Norte?

Com 44 km de extensão, o Rodoanel Norte passará por São Paulo, Arujá e Guarulhos. A previsão é de que o empreendimento reduza a circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na capital e proporcionará rapidez para cruzar a Grande São Paulo no acesso a Santos. As melhorias também abrangem questões ambientais, de modo que estimam-se reduções de 6% a 8% na emissão de dióxido de carbono veicular na região metropolitana, além do plantio de árvores em uma área total de mil hectares e a implantação de travessias de fauna.

Como funcionará o sistema Free Flow no Rodoanel Norte?

O Rodoanel Norte será o primeiro projeto com uso exclusivo do sistema Free Flow (fluxo livre), que calcula a tarifa por quilômetro rodado e elimina a necessidade do motorista parar em praça de pedágio. Quando o veículo passa pelo pórtico, câmeras com a tecnologia OCR fazem a leitura das placas, enquanto um scanner a laser identifica e dimensiona os veículos. Os usuários que possuem TAGs farão o pagamento automático, enquanto os que não possuem poderão pagar a tarifa posteriormente, mediante a plataforma digital a ser implementada pela concessionária.