Uma importante decisão foi tomada pelo governador Tarcísio de Freitas, que nesta quarta-feira (9) autorizou a assinatura do contrato que concede a Via Appia FIP Infraestrutura o direito de finalizar as obras do Rodoanel Norte. Essa concessão é resultado do leilão que ocorreu em março deste ano e que inaugura uma nova fase para a obra orçada em R$ 3,4 bilhões. Além do término da construção, a Via Appia será responsável pela manutenção e operação deste trecho durante um período de 31 anos. O Rodoanel Norte é um projeto de suma importância que promete alavancar a economia de São Paulo, prevendo a geração de aproximadamente 15 mil empregos.
O fato é que a finalização do Rodoanel Norte significa um grande avanço para a infraestrutura do estado. Espera-se que a conclusão do anel viário da Grande São Paulo aconteça no segundo semestre de 2026. Diante dessas perspectivas, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o compromisso assumido com a conclusão do Rodoanel trará benefícios incontáveis à população. Os investimentos em infraestrutura e a geração de empregos promovem o desenvolvimento do estado e facilitam a logística nos próximos anos.
Quais serão os próximos passos da Via Appia no Rodoanel Norte?
Com a formalização do contrato nesta quarta-feira (9), o consórcio vencedor terá que destinar cerca de R$ 2 bilhões para finalização das obras e mais R$ 324 milhões para a implementação de projetos auxiliares. A partir da assinatura, inicia-se um mês de prazo para a assinatura do Termo de Transferência Inicial, que por sua vez dará início aos prazos para execução de obras. Nesse interim, a concessionária terá um ano para realizar todos os levantamentos necessários para reassumir o projeto. A verificação irá abranger a análise dos trechos que ainda precisam ser finalizados e as condições dos segmentos já executados para determinar o que precisará ser refeito ou recuperado, entre outras informações técnicas.
Quais são as expectativas para o Rodoanel Norte?
Com 44 km de extensão, o Rodoanel Norte passará por São Paulo, Arujá e Guarulhos. A previsão é de que o empreendimento reduza a circulação diária de cerca de 18 mil caminhões na capital e proporcionará rapidez para cruzar a Grande São Paulo no acesso a Santos. As melhorias também abrangem questões ambientais, de modo que estimam-se reduções de 6% a 8% na emissão de dióxido de carbono veicular na região metropolitana, além do plantio de árvores em uma área total de mil hectares e a implantação de travessias de fauna.
Como funcionará o sistema Free Flow no Rodoanel Norte?
O Rodoanel Norte será o primeiro projeto com uso exclusivo do sistema Free Flow (fluxo livre), que calcula a tarifa por quilômetro rodado e elimina a necessidade do motorista parar em praça de pedágio. Quando o veículo passa pelo pórtico, câmeras com a tecnologia OCR fazem a leitura das placas, enquanto um scanner a laser identifica e dimensiona os veículos. Os usuários que possuem TAGs farão o pagamento automático, enquanto os que não possuem poderão pagar a tarifa posteriormente, mediante a plataforma digital a ser implementada pela concessionária.