Com a liberação da nova parcela do Bolsa Família a caminho para quase 21 milhões de brasileiros, muitos cidadãos procuram meios eficientes para acompanhar a situação do seu benefício. A busca se intensifica principalmente para aqueles que desejam saber se estão incluídos na última relação de aprovados.
Nesse sentido, as famílias que aguardam o benefício costumam acessar canais oficiais como o aplicativo Bolsa Família, o app Caixa Tem e o Portal Cidadão da Caixa. No entanto, existe uma ferramenta adicional que muitos desconhecem: o Portal da Transparência.
Como saber se o Bolsa Família foi aprovado?
Uma pergunta recorrente que surge entre os beneficiários é: como verificar a aprovação do Bolsa Família? As famílias que são aprovadas para receber o benefício são notificadas por carta, enviada pela Caixa Econômica Federal para o endereço informado no cadastro do Cadúnico. Todavia, atualmente é possível fazer essa consulta de forma digital. É o que explicaremos a seguir.
Através do app do Bolsa Família ou do site e aplicativo do Cadastro Único, o beneficiário pode acompanhar se seu benefício foi aprovado. Além desses, existem outros canais onde o usuário pode obter informações acerca do benefício. Entre eles, estão: Aplicativo do Bolsa Família, Aplicativo e site do Cadúnico, Portal Cidadão da Caixa e Central da Caixa no número 111.
Como consultar lista de beneficiários do Bolsa Família por município?
O Portal da Transparência é um recurso online oferecido pelo governo que permite aos cidadãos acessar uma série de informações importantes. Entre elas, está a lista de beneficiários do Bolsa Família por município.
Para realizar a consulta no Portal da Transparência, você deve preencher o campo de busca com o nome completo, o NIS do beneficiário ou o nome do município. Ao selecionar uma cidade específica, você terá acesso à lista de beneficiários do Bolsa Família nessa localidade. A plataforma ainda permite a visualização de quantas parcelas foram recebidas por cada beneficiário.
Passo a passo para realizar a consulta
Para facilitar o entendimento, criamos um passo a passo simplificado de como realizar a consulta da lista de beneficiários do Bolsa Família por município no Portal da Transparência:
- Na página inicial, clique na aba Benefícios ao Cidadão.
- A página irá exibir os dados mais recentes de pagamento de diversos benefícios como o Bolsa Família, BPC, Garantia-Safra e Auxílio Emergencial.
- No menu lateral, clique em Município, digite o nome da cidade que deseja consultar e clique em Adicionar.
- Com o filtro aplicado, clique no botão ‘Consultar’ no canto direito da tela.
- Em seguida, a página irá mostrar a lista de benefícios pagos no município. Clique em ‘Detalhar’ para conferir o nome completo, NIS e valor recebido por pessoa.
- Também é possível verificar quantas parcelas foram recebidas por cada beneficiário, clicando em ‘Detalhar’ ao lado do nome de cada pessoa.
De posse dessas informações e seguindo o passo a passo, você conseguirá realizar a consulta de beneficiários do Bolsa Família por município de uma forma simples e rápida. Assim, poderá acompanhar a liberação do benefício e se manter informado.