no , , , , , , ,

14° salário do INSS ainda vai ser PAGO em 2023?

14° salario do INSS ainda vai ser PAGO em 2023?
14° salario do INSS ainda vai ser PAGO em 2023?

O pagamento do 14° salário para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é especulado há muitos anos e em 2023 não poderia ser diferente.

Dessa forma, grande parte dos segurados(a) da autarquia estão ansiosos(a) para saber se realmente o 14° salário do INSS vai ser pago ainda em 2023.

Afinal de contas, R$ 1.320 a mais na conta, não faz mal a ninguém, né!

Para se ter uma ideia da ansiedade de alguns, teve gente, inclusive, que chegou a fazer planos com esse dinheiro.

Contudo, até hoje nunca houve uma confirmação do 14° do INSS.

Mas, enquanto não há uma confirmação do pagamento desse abono, alguns criminosos se aproveitam da falta de informação, misturada com ansiedade de muitos dos aposentados, para aplicar golpes envolvendo um suposto pagamento do 14° salário.

Veja a seguir mais detalhes sobre o possível pagamento ainda em 2023 do 14° salário do INSS.

14º salário do INSS ainda em 2023?

O projeto de lei (PL) 4.367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) tramita no Congresso Nacional desde 2020 e propõe o pagamento de um 14° salário para os aposentados e pensionistas do INSS.

Todavia, o projeto está parado na Câmara dos Deputados desde então e pelo menos por enquanto, não há uma expectativa de quando irá para votação no plenário da casa.

Atualmente, o PL está a espera da criação da Comissão Temporária da mesa diretora da Câmara dos Deputados.

Portanto, apesar da ansiedade dos aposentados/pensionistas do INSS para receberem o 14° salário, infelizmente ainda não há uma expectativa de quando isso possa ocorrer.

Custos ao Governo Federal

A questão sobre o pagamento desse abono não está restrita apenas ao Congresso Nacional, visto que, o governo também estuda a sua viabilidade.

Entre os argumentos dos defensores da medida, está o de que o pagamento do 14° salário do INSS iria injetar mais recursos na economia brasileira, além de beneficiar os mais vulneráveis.

A princípio, a ideia de pagar esse abono aos aposentados do Instituto foi motivada pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

Entretanto, mesmo com o passar da crise e a melhora na economia do país, muitos parlamentares ainda defendem a ideia do pagamento do abono.

Caso a medida tenha aprovação do Congresso, aproximadamente 33 milhões de pessoas serão beneficiadas, a um custo de R$ 50 bilhões para os cofres públicos.

Ademais, cabe destacar que os segurados do INSS que recebem Renda Mensal Vitalícia (RMV) e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estariam direito.

Para mais novidades sobre os benefícios do INSS, clique aqui.