O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi notícia recente após anunciar uma importante mudança em sua rotina ministerial. Uma ação decidida após pedido expresso da Receita Federal. Trata-se da devolução de um presente recebido da Arábia Saudita, mais especificamente, uma onça de ouro.
Esse presente, recebido pessoalmente por Haddad em um evento na última segunda-feira (31) em São Paulo, deverá ser devolvido à embaixada saudita em Brasília, por orientação da Receita Federal. Caso contrário, a obra seria incorporada ao patrimônio da União.
Por que a devolução do presente?
A determinação de devolver o item de ouro foi orientada pelo Secretário da Receita, Robinson Barreirinhas. Conforme noticiou o Ministério da Fazenda, a “oferta de presentes para autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado”. Isso confirma que a onça de ouro será devolvida. Entretanto, não foram divulgadas informações sobre o valor da peça.
Quem entregou a onça de ouro para Fernando Haddad?
O artefato foi entregue ao Ministro da Fazenda pelo Ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al Falih. Essa entrega ocorreu durante uma visita de uma comitiva saudita ao Brasil, que contava com mais de 70 representantes das principais empresas públicas e privadas do país saudita.
Controvérsias com presentes no governo
A orientação da Receita Federal em relação a presentes busca evitar situações controvertidas que já ocorreram na política brasileira. Um exemplo é o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentou trazer ilegalmente para o Brasil um conjunto de joias avaliadas em R$ 5.1 milhões. Por esse motivo, Bolsonaro está atualmente sob investigação.