no ,

Ministro das Comunicações escapa de acusações sobre uso de aeronave da FAB em eventos privados.

Acusação de mau uso de aeronave da FAB pelo ministro
Acusação de mau uso de aeronave da FAB pelo ministro

O uso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, (União Brasil), para participar de leilões de cavalos de raça em São Paulo, foi um caso que tomou as manchetes nas últimas semanas. Entretanto, após apuração detalhada, a Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República decidiu arquivar o processo nesta segunda-feira, 31.

Em uma série de reportagens, o Estadão revelou o suposto mau uso de dinheiro público pelo ministro na gestão de Lula. Teria sido nesta ocasião que Juscelino utilizou um voo nas asas da FAB, custando ao público cerca de R$ 130 mil.

Por que Juscelino Filho estava em São Paulo?

O ministro esteve em São Paulo em janeiro 2023 para participar de três compromissos relacionados à sua pasta. No entanto, também se dedicou a atividades particulares, como assessorar compradores de cavalos, promover um animal de sua propriedade, receber um prêmio em um evento de vaqueiros e inaugurar uma praça em homenagem a um cavalo de um sócio.

Juscelino Filho agiu corretamente ao usar o avião da FAB?

Segundo a decisão da CEP, Juscelino não fez uso indevido do avião. A apuração foi arquivada por unanimidade, pondo um fim a essa polêmica. No entanto, a comissão continua a investigar outras questões, como a ação do sogro do ministro no gabinete do genro em Brasília. Fernando Fialho, pai da esposa de Juscelino, recebe empresários no Ministério das Comunicações, mesmo quando o genro está fora da capital federal.

Outras investigações em andamento

Nesta mesma segunda-feira, a Comissão de Ética também iniciou um Processo de Apuração Ética (PAE) contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estariam envolvidos no caso conhecido como “joias sauditas”. De acordo com reportagens do Estadão, o governo Bolsonaro tentou trazer ao Brasil, de forma ilegal, um conjunto de colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes avaliados em mais de R$ 5 milhões.