no , , , , ,

Placa MERCOSUL vai MUDAR e brasileiros vão pagar um novo emplacamento?

Placa MERCOSUL vai MUDAR?
Placa MERCOSUL vai MUDAR?

Mal começou a valer aqui no Brasil, e a placa Mercosul já corre o risco de mudar, antes mesmo de estar sequer na metade dos veículos do país.

Essa possibilidade de mudar a placa Mercosul, vem de uma proposta de lei do senador Espiridião Amim (PP).

O senador propõe que sejam feitas algumas mudanças que podem tornar mais fáceis a identificação da origem do veículo.

Portanto, motoristas de todo o país devem ficar atentos/atentas, caso haja a necessidade de trocar, novamente, a placa do veículo.

Placa Mercosul vai mudar?

A princípio não! Portanto, pelo menos por enquanto, as placas Mercosul não vão mudar.

Atualmente, o projeto está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Caso tenha a aprovação da Comissão, o texto segue para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

No entanto, ao que tudo indica pela morosidade que andam as Comissões no Congresso Nacional, não há muito expectativa de que a pauta deve ser levada logo para votação.

Até porque, a placa Mercosul foi adotada a pouco tempo aqui no Brasil, em 2020, e um nova mudança iria causar uma nova despesa aos motoristas que colocaram sua placa nova.

Obviamente, que quem se beneficiaria imensamente de uma nova mudança nas placas dos veículos, são seriam as empresas responsáveis pelos emplacamentos.

Caso tenha interesse em mais informações sobre a placa Mercosul, é só acessar o aplicativo do Sinesp Cidadão.

Após acessar o aplicativo, basta digitar a combinação de letras e números das placas para saber o município e o Estado do veículo.

Senador encaminha projeto de lei para criação de novas placas para veículos

De forma bem objetiva, a proposta de lei do senador Esperidião Amim, tem o objetivo de colocar de volta nas placas os nomes dos estados e municípios de origem dos veículos.

Informações que, por incrível que pareça, não constam na placa do Mercosul. Contudo, após uma consulta aos registros do carro, essas informações ficam todas disponíveis.

Inclusive, é possível fazer leitura dos dados do veículo, não somente pela numeração da placa, mas também a partir de um QR code.

Contudo, o senador Espiridião, insiste em apresentar pontos positivos na tentativa de emplacar a volta a volta do velho modelo de placa.

De acordo com o senador, o modelo antigo possui as seguinte vantagens:

  • Facilidade na obtenção de dados para as polícias rodoviárias, agentes de tráfego e órgãos em geral;
  • Ajudar na promoção de uma maior identidade regional;
  • Facilidade na percepção dos visitantes que passam por dificuldades no tráfego da cidade que está passando (e que não é a sua). Desta forma, seria mais fácil fazer um levantamento da quantidade de visitantes que vêm ao estado ou ao município.

Por fim, para mais noticias sobre novas leis, clique aqui.