no , , , ,

Governo Federal LIBEROU saque EXTRA pela Caixa. Saiba se você tem DIREITO!

Governo Federal LIBEROU saque EXTRA pela Caixa
Governo Federal LIBEROU saque EXTRA pela Caixa

odos os trabalhadores/trabalhadoras que estão dentro do regime de trabalho da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ou seja, que possuem carteira assinada, têm uma série de benefícios trabalhistas pagos pela Caixa Econômica, até saque extra do FGTS.

Alguns dos exemplos desses benefícios são, a saber:

  • Férias remuneradas
  • Seguro-desemprego
  • 13º salário
  • Abono salarial do PIS/Pasep
  • Conta do FGTS.

O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador caso ele seja demitido sem justa causa da empresa onde trabalha.

Dessa forma, o empregador precisa abrir uma conta na Caixa Econômica Federal e depositar 8% do salário bruto mensamente dos seus funcionários.

A princípio, os recursos do FGTS só podiam ser a usados em caso de demissão sem justa causa ou para pagamento da casa própria.

Contudo, em 2020 foi criada uma nova modalidade de saque extra do FGTS, através da Caixa, entre elas está o Saque Calamidade.

Dito isso, no final da semana passada, a Caixa anunciou que essa semana iria liberar um saque extra do FGTS, na modalidade do Saque Calamidade, para os trabalhadores de alguns estados do Brasil.

Portanto, para saber todos os detalhes desse saque extra do FGTS que a Caixa liberou, continue conosco.

Grupo de trabalhadores têm direito a saque de parte do FGTS

A Caixa Econômica Federal anunciou nos últimos dias, a liberação de parte do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores residentes dos estados de Alagoas e Pernambuco.

De acordo com a própria Caixa, o recurso tem como objetivo, assistir os cidadãos atingidos pelas fortes chuvas nas regiões.

Essa modalidade de saque, permite que trabalhador saque parte do FGTS por conta de necessidades pessoais e urgentes, provocadas por desastres naturais que tenham atingido a sua residência.

Todavia, para o trabalhador ter direito ao saque do FGTS através dessa modalidade, é preciso que o município onde a pessoa reside, esteja sobre decreto de calamidade pública ou situação de emergência.

Um detalhe sobre a questão, é que nos estados de Alagoas e Pernambuco, os responsáveis por solicitar o Saque Calamidade são as autoridades locais.

Somente após esse processo, a população poderá ter acesso aos valores do saque extra do FGTS pagos pela Caixa de forma rápida e prática.

Para isso, basta acessar a internet, sem a necessidade de ter que comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Qual o valor liberado pelo calamidade do FGTS?

Para ter acesso ao saque extra, pago pela Caixa, basta acessar o aplicativo do FGTS, disponível para iOS e Android (bit.ly/44nktDR).

Logo após o registro da solicitação, o trabalhador deve indicar uma conta bancária de qualquer instituição financeira, para receber os valores.

Em relação aos valores do saque, é preciso que exista um saldo mínimo nas contas, enquanto o valor máximo de saque é de R$ 6.200

Por fim, para mais notícias sobre saques pela Caixa Econômica, clique aqui.