no , , ,

Planos de Saúde concedem BENEFÍCIOS que IDOSOS desconhecem!

Planos de Saude: BENEFICIOS que IDOSOS desconhecem!
Planos de Saude: BENEFICIOS que IDOSOS desconhecem!

De acordo com levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) a partir dos dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na última década, o número de idosos a partir dos 60 anos, clientes de planos de saúde, passou de 5,7 milhões para 7,2 milhões.

Dessa forma, os idosos representam “apenas” 14% de todos os clientes de planos de saúde do Brasil, contudo, é uma faixa etária que apresentou um crescimento 1,9%, maior do que todas as outras.

Direitos que idosos tem em relação aos Planos de Saúde

É normal a pessoa chegar a melhor idade (idoso) e precisar se submeter a mais exames e consultar médicas do que quando era mais novo, o que implica em mais gastos aos planos de saúde.

Os idosos tem uma proteção especial da legislação brasileira, que tem o objetivo de garantir o acesso a serviços de saúde fundamentais.

De acordo com Estatuto do Idoso, o valor do plano não pode ser reajustado por faixa etária para beneficiários a partir dos 59 anos.

A seguir, vamos apresentar outros 4 direitos que todos os idosos tem em relação aos planos de saúde:

Acesso aos planos de saúde para idosos:

Segundo a Lei dos Planos de Saúde, é proibido negar a participação em planos privados de assistência com base na idade ou deficiência.

O objetivo é garantir que os idosos tenham acesso aos serviços de saúde, sem terem que pagar a mais por causa da sua idade.

Reajuste por faixa etária:

A mensalidade do plano de saúde pode variar de acordo com a idade do beneficiário e nas faixas etárias autorizadas.

Segundo ANS, essa regra se aplica por conta do aumento dos cuidados médicos para os idosos.

Aproveitamento das carências

Acompanhante para idosos:

Conforme a Lei dos Planos de Saúde, pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante durante internações ou observações hospitalares.

O acompanhante terá direito à alimentação e prioridade de atendimento. O paciente pode escolher o seu acompanhante desde que tenha entre 18 e 60 anos.

Aproveitamento das carências já cumpridas:

Nos casos onde o idoso tenham um plano de saúde empresarial e se aposente, ele pode manter o prazo de carência.

Se ao se aposentar, o idoso que pagou o plano empresarial por mais de 10 anos, tem direito a ter o mesmo plano de saúde de quando estava trabalhando.

É essencial que os idosos conheçam seus direitos para que não paguem por serviços aos quais já tem direito.

Por fim, para mais notícias como esse, clique aqui.