no , , , , ,

Bolsa Família: saiba como receber o RETROATIVO do benefício em JULHO

Bolsa Familia: saiba como receber o RETROATIVO
Bolsa Familia: saiba como receber o RETROATIVO

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), liberou mais uma etapa do pagamento retroativo do Bolsa Família, agora no mês de julho, portanto, os beneficiários que estavam com o benefício suspensos devem ficar atentos.

Com isso, os beneficiários que tinham parcelas suspensas referentes aos meses de maio e junho, vão receber o retroativo nesse mês de julho.

Todavia, é bom destacar que além dos benefícios suspensos temporariamente, também houveram benefícios que foram cancelados definitivamente.

Ou seja, no caso dos benefícios que foram suspensos, o beneficiário vai receber o retroativo do Bolsa Família.

Enquanto quem teve o benefício cancelado, não tem direito ao retroativo. Mas caso queira voltar ao programa, vai precisar fazer um novo cadastro e passar novamente pelos critérios de elegibilidade do Bolsa Família.

Como receber o retroativo do Bolsa Família?

Primeiramente, é importante destacar que o pagamento retroativo do Bolsa Família não pode ser pago pela conta do Caixa Tem.

Além disso, o pagamento do retroativo é diferente do calendário tradicional do Bolsa Família, assim, que já estiver com a cadastro regularizado, recebe antes mesmo da data de pagamento oficial do programa.

As suspensões e cortes do Bolsa Família, fazem parte do pente-fino que o governo federal está fazendo desde março no programa. O foco do pente-fino são as famílias unipessoais (uma pessoa).

De acordo com o TCU (Tribunal de Contas da União) houve um “liberou geral” para inscrições no finado Auxílio Brasil pelo ex-presidente Bolsonaro (PL).

O objetivo foi fazer uso eleitoral do programa.

Acontece que o antigo Ministério da Cidadania, liberou as inscrições para quem quisesse receber o Bolsa Família, sem que houvesse critérios claros de elegibilidade e muito menos uma fiscalização sobre a veracidade da realidade social de quem solicitou o benefício.

O que levou várias pessoas que não tinham direito a receber o benefício, a receber.

Diante de tantos indícios de irregularidades, o MDS resolveu fazer um pente-fino e suspendeu milhões de benefícios, a maioria de famílias unipessoais.

Contudo, após análise dos cadastros, milhares de famílias tiverem seu Bolsa Família desbloqueado e ainda vão receber o retroativo.

Após a suspensão do Bolsa Família, o titular do benefício tem até 60 dias para se dirigir ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e regularizar a sua situação.

Se o beneficiário não atualizar o seu cadastro nesse prazo, haverá o cancelamento definitivo do benefício.

Porém, para quem já atualizou o cadastro, o retroativo já está liberado.

Afinal de contas, como sacar o benefício?

Conforme dissemos anteriormente, o retroativo do Bolsa Família não vai se pago pelo Caixa Tem.

Para receber o retroativo do Bolsa Família, o beneficiário precisa se dirigir a uma agência física da Caixa Econômica Federal, com todos os seus documentos de identificação com foto, como o RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.