no , , ,

Trabalhadores podem ter AUMENTO EXTRA de RENDA. Entenda!

Trabalhadores podem ter AUMENTO EXTRA de RENDA!
Trabalhadores podem ter AUMENTO EXTRA de RENDA!

Os trabalhadores brasileiros que estão dentro do regime de trabalho da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), possuem muitas vantagens e benefícios que acabam por conceder um aumento pontual, uma espécie de extra, em sua renda em determinados meses do ano.

Portanto, estamos falando de aproximadamente 42 milhões de trabalhadores que possuem carteira assinada atualmente no país.

E é justamente um dos benefícios que esse grupo de trabalhadores possuem, que vai justamente conceder esse pagamento extra sobre a sua renda.

Desta forma, veja a seguir todos os detalhes sobre o que pode garantir esse aumento extra na renda dos trabalhadores.

O que é, e como funciona o FGTS

O aumento extra sobre a renda do trabalhador do qual estamos falando, tem relação direta com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) do trabalhador(a).

Como dissemos anteriormente, trabalhadores de carteira assinada possuem diversos benefícios, um deles é o FGTS.

O FGTS é uma conta aberta no nome do trabalhador, assim que ele começa em um novo emprego de carteira assinada.

Dessa forma, todos os meses um valor correspondente a 8 % do salário do funcionário é depositado na sua conta do FGTS.

Assim, quando acontecer a situação do trabalhador ficar desempregado, ele terá uma renda de extra para se manter até arranjar outro emprego.

E justamente por isso, o uso mais tradicional do FGTS é o Saque-Rescisão, que o trabalhador tem acesso quando perde o emprego.

E o pagamento extra que garante o aumento da renda?

No mês de agosto a Caixa Econômica vai começar a repassar para os trabalhadores os lucros do FGTS.

Todo ano, a Caixa repassa para os trabalhadores que possuem contas ativas do FGTS, os lucros referentes aos juros do dinheiro que está na conta.

Este lucro é fruto de uma correção monetária, visto que os valores do FGTS, enquanto estão “parados” na conta, são “emprestados” ao governo federal.

Ou seja, é como se o dinheiro do trabalhador estivesse em um investimento, o que obviamente, gera um lucro extra, que devem retornar ao trabalhador, dono do dinheiro “investido”

Porém, só tem direito ao lucro do FGTS, o trabalhador com saldo em conta até 31 de dezembro de 2022, e que ainda possui uma conta ativa.

Por fim, para mais notícias sobre pagamentos do FGTS, clique aqui.