no , , ,

Como CONSULTAR o IMPOSTO de RENDA? Saiba se você tem DÍVIDA com o leão!

Como CONSULTAR o IMPOSTO de RENDA?
Como CONSULTAR o IMPOSTO de RENDA?

A declaração do imposto de renda é um dever de milhões de brasileiros e brasileiras, porém, muitos acabam sendo negligentes e acabam por não realizar a declaração dentro do prazo ou até mesmo se esquecem de colocar algumas informações, o que acaba por causar problemas para o contribuinte.

Mas o que muitos não sabem, é que é possível consultar de forma simples, a situação junto à Receita Federal para não correr o risco de sofrer alguma multa ou mesmo um processo por sonegação de imposto.

Portanto, se existe a possibilidade de você estar em dívida com o Imposto de Renda, é possível você consultar a sua situação junto ao leão.

É possível consultar inclusive, se há pendencias também, de anos anteriores.  

Através do sistema da Receita Federal é possível realizar tanto a consulta da situação, como resolver o problema na declaração do Imposto de Renda.

É importante que o cidadão evite ter pendências com a Fisco, pois isso pode ocasionar em restrições no CPF.

Sem contar que o atraso na entrega da declaração, além de gerar multas, impede o contribuinte de receber a sua restituição, caso tenha direito.

Além disso, você vai passar a ter muita dificuldade para ter acesso a financiamentos, empréstimos, cartões de crédito e muitos outros empecilhos.

Saiba consultar se está devendo o Imposto de Renda

Na sexta-feira, dia 7, a Receita Federal autorizou a consulta para que os contribuintes verifiquem se estão ou não devendo alguma declaração do Imposto de Renda.

A consulta pode ser feita através da página da Receita Federal, por meio do portal e-CAC ou acessando o aplicativo Meu Imposto de Renda.

  • Página da Receita, aqui.
  • Portal e-CAC, aqui.

Para acessar as informações é preciso fazer o login na conta do gov.br.

Caso tenha alguma declaração em atraso, você pode consultar na sessão “Omissas”.

Para saber a situação ano a ano basta acessar a sessão Meu Imposto de Renda. Por lá é possível conferir se faltou algum documento obrigatório.

Após identiicar o ano com pendência terá duas opções: preencher a declaração ou verificar os motivos da omissão.

Como resolver a situação?

Para regularizar a sua situação é simples, basta preencher as declarações que estão em atraso.

No caso do contribuinte ter esquecido alguma informação, é possível fazer uma declaração pré-preenchida com os dados que faltaram.

O que facilita a correção.

Para realizar a consulta sobre o status e pendências da declaração deste ano, se está na fila da restituição ou se caiu na malha fina, o procedimento é o mesmo.

As restituições do Imposto do Renda já começaram a ser pagas e no dia 27 de julho será pago o 3° lote., de um total de 5.

O 4° lote será pago no dia 31 de agosto e o quinto para 29 de setembro.

Por fim, para mais notícias sobre a restituição do Imposto de Renda, clique aqui.