no , , , , , ,

Motoristas de Aplicativo tem COMUNICADO IMPORTANTE. Confira!

Motoristas de Aplicativo tem COMUNICADO IMPORTANTE
Motoristas de Aplicativo tem COMUNICADO IMPORTANTE

Os motoristas de aplicativo são profissionais que se encontram dentro de uma, de tantas novas categorias de trabalho, que passaram a existir há pouco tempo e como todo nova categoria trabalhista, ainda não existe uma regulamentação especifica para ela e foi pensando nisso, que um comunicado foi emitido para esses trabalhadores.

O que permitiu a criação dessa nova profissão de motorista de aplicativo, foi a chegada da tecnologia.

Atento ao que está sendo visto como processo de “uberização” do trabalho, o presidente Lula (PT) prometeu uma solução para regulamentar a categoria dos motoristas e entregadores de aplicativo.

Isso significa garantir os direitos e proteções trabalhistas, assim como os profissionais de todas as categorias regulamentadas.

Porém, esse processo de regulamentação não é uma coisa tão simples, visto que envolve uma série de peculiaridades comuns a essa nova categoria.

Atualmente, a comissão responsável por tratar o tema está conversando e ouvindo os motoristas de aplicativo para entender quais são suas reinvindicações.

A partir daí será possível definir diretrizes que sejam justas tanto para os motoristas de aplicativo, quanto para as empresas.

Dessa forma, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) colocou na mesa algumas propostas que reúnem os pontos mais importantes para a regulamentação.

Confira o comunicado e as propostas para regulamentação dos motoristas de aplicativo

Os aplicativos de entregas e corridas com motoristas vieram para democratizar o serviço de transporte publico-privado individual, visto que antes só existia o taxi.

Ou seja, havia um monopólio dos taxistas sobre a prestação de serviço da setor.

Contudo, como não há um vinculo trabalhista entre os motoristas e a empresas de aplicativo, isso acaba por precarizar as condições de trabalho desses profissionais.

De acordo com a Amobitec, suas reinvindicações são:

  • A definição de uma remuneração mínima
  • A inclusão da categoria na Previdência Social
  • Jornada de trabalho, com um limite diário de trabalho
  • Seguros contra acidentes no trânsito.

Quando as mudanças para a categoria entram em vigor?

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, as reuniões sobre as demandas da categoria, além dos estudos de como viabiliza-las ainda estão em andamento.

Para dar maior agilidade ao processo, houve a criação de um grupo de trabalho que se dividiu em 2 subgrupos:

A primeira versão das análises devem estar pronta no início do 2° semestre.

De acordo com o governo, o objetivo é estabelecer parâmetros que proporcionem segurança para os trabalhos da categoria, de maneira justa e em acordo com os profissionais e as empresas responsáveis pelas plataformas.

A regulamentação é fundamental para proporcionar uma remuneração justa aos motoristas de aplicativo, assim como coloca-los dentro de sistema de proteção social e previdenciário.

Os resultados obtidos pelo grupo de trabalho deverão ser entregues ao Congresso Nacional para que a proposta seja votada.

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), aproximadamente 1,5 milhão de motoristas e entregadores de aplicativo vão se beneficiar com a regulamentação do setor.

Por fim, para mais notícias sobre aplicativos e tecnologia, clique aqui.