no , ,

CNH 2023: confira as MUDANÇAS na habilitação!

CNH 2023: confira as MUDANÇAS na habilitaçao!
CNH 2023: confira as MUDANÇAS na habilitaçao!

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está passando por mudanças em 2023 que estão sendo consideradas importantes pelos especialistas e autoridades dos órgãos de fiscalização.

Todos e todas sabemos que para se tornar motorista, é preciso possuir a CNH, mais popularmente conhecida como carteira de motorista.

Portanto, se você ficou curioso ou curiosa para conhecer as novas mudanças da CNH em 2023, continue com a gente.

CNH terá mudanças importantes

Uma das mudanças que serão feitas na CNH em 2023 tem a ver com o tempo de validade e ao seu processo de renovação.

Anteriormente, o prazo para renovação da habilitação era de 5 anos e o motorista passava por exames físicos e psicológicos.

Contudo, com a implementação do Projeto de Lei (PL) número 2496/22, o prazo para renovação passou a ser de dez anos, para motoristas com idade até 59 anos.

Já para os motoristas que possuem entre 60 e 69, os prazos continuam a ser de cinco anos, enquanto aqueles que tiverem idade acima disso devem realizar os procedimentos a cada três anos.

Não é necessário que os motoristas que estão com sua CNH em dia, corram para realizar a renovação. O processo de transição para o novo modelo será feito de forma gradual.

Mais segurança e mudanças na identidade visual

Uma coisa que não poderia ficar de fora das mudanças da CNH era a segurança e pensando nesse aspecto, a nova habilitação ganhou uma nova identidade visual

As mudanças servirão tanto para melhorar o design do documento, como também para proporcionar maior segurança ao documento.

Com a mudança visual, à paleta de cores vai trazer tonalidades de verdes, azuis e amarelos, que vão substituir o verde escuro tradicional.

Outra novidade ainda no campo da segurança, é que o papel vai trazer impressão com tintas que brilham no escuro, com hologramas e impressões que reagem à luz ultravioleta.

CNH Digital

Uma das vantagens da CNH digital é que o motorista pode tê-la no celular, o que dispensa a necessidade de estar com o modelo impresso.

Para ter acesso à versão, só é necessário baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (Android: ou iOS), cadastrando suas informações.

Para acessar, é necessário ter uma conta no Gov.br, bem como a sua carteira original em mãos para fornecer as informações necessários.

Por fim, para mais notícias sobre novidades na CNH, clique aqui.