no , , , , ,

Bolsa Família promete maior onda de bloqueios da história após reformulação!

Bolsa Família: entenda mudanças podem ocasionar bloqueios
Bolsa Família: entenda mudanças podem ocasionar bloqueios

A prestação dos serviços do Programa Bolsa Família, um dos maiores e mais importantes programas sociais do Brasil, promete iniciar a segunda quinzena do mês de julho repleta de mudanças. Por conta da modernização no sistema de análise de cadastro dos beneficiários, adequações são necessárias e um grande número de bloqueios é esperado.

De acordo com o Governo Federal, após o dia 23 de junho de 2023, quando finalizaram as atualizações no sistema de análise, bloqueio e desbloqueios de cadastros, foi possível retomar os procedimentos, o que resultou na efetivação de desbloqueios. No entanto, essa ação gerou também uma onda de bloqueios de beneficiários. Mas, há uma boa notícia!

Motivos para os bloqueios no Bolsa Família: o que é preciso saber?

Em resumo, os bloqueios que serão realizados em julho e nos próximos meses terão como alvos aqueles beneficiários que estão descumprindo as exigências do novo programa de transferência de renda. Isso significa que para evitar o consectário, basta estar em dia com as regras e com os dados atualizados.

Quais os critérios e regras do novo Programa Bolsa Família?

Por exemplo, apenas grupos familiares com renda per capita de até R$ 218 mensal poderão receber os benefícios. Dessa forma, famílias que ultrapassarem esse limite podem ter o seu acesso aos benefícios bloqueados ou passarão a receber metade do valor original do benefício por um período de dois anos, conforme estipula a Regra de Proteção.

Os beneficiários devem manter seus dados cadastrais sempre atualizados para evitar surpresas desagradáveis, como bloqueios. Além disso, os menores devem estar matriculados na escola e possui uma frequência mínima. Para as gestantes, o acompanhamento pré-natal é obrigatório. E para todas as crianças e adolescentes, é necessário estar em dia com o calendário de vacinação. O não cumprimento dessas regras pode acarretar em bloqueios dos benefícios.

Bolsa Família em julho: o que esperar?

Apesar dos bloqueios, os pagamentos previstos para julho devem transcorrer normalmente, com início em 18 de julho e término em 29 de julho, de acordo com o calendário oficial do Ministério do Desenvolvimento Social.