O Bolsa Família e a Farmácia Popular, após ambos terem o retorno confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia da sua posse, em 1° de janeiro, voltaram de mãos dadas.
E na última 4°feira, dia 07, o presidente Lula lançou oficialmente, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o retorno da Farmácia Popular durante evento na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.
Lula aproveitou pra anunciar também que os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente 40 medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular.
É importante destacar que o ex-presidente lesa-pátria Jair Bolsonaro (PL), simplesmente acabou com a Farmácia Popular e consequentemente com o Programa de Acesso a Medicamentos.
Dessa forma, abaixo segue todas as informações que você precisa saber sobre o retorno da Farmácia Popular e sua parceria com o Bolsa Família.
Bolsa Família e Farmácia Popular unidos pela saúde do povo brasileiro
Na lista dos 40 remédios que os beneficiários do Bolsa Família vão poder retirar de graça na Farmácia Popular, estão medicamentos para tratamentos de asma, hipertensão e diabetes.
Atualmente, o Programa de Acesso a Medicamentos distribui essa medicações em duas categorias, a saber:
Uma categoria é a de medicamentos gratuitos, enquanto a outra é de medicamentos com desconto de 90% em relação ao preço médio das farmácias comerciais.
Entre os remédios que tinham esse desconto de 90%, mas que a partir de agora passarão a ser gratuitos para os beneficiários do Bolsa Família, estão:
- 4 marcas de anticoncepcionais;
- 2 tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
- 3 apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
- 3 medicações para tratamento da rinite;
- fraldas geriátricas.
- 2 medicações para tratamento de osteoporose
Outra novidade importantíssima da Farmácia Popular é que o governo vai facilitar o acesso das populações indígenas ao programa.
Dessa forma, será as comunidades indígenas escolheram um representante para ficar responsável pela aquisição dos medicamentos.
O Farmácia Popular também oferece gratuitamente para todos os cidadãos, 22 medicações para controle:
- Asma
- Diabetes
- Hipertensão
Novas Farmácias Populares
O Ministério da Saúde também pretende aumentar o número de farmácias vinculadas ao Farmácia Popular.
A princípio, nesse primeiro momento, cerca de 881 cidades de todo o Brasil poderão solicitar o credenciamento das Farmácias Populares
Desse total, 94,4% estão nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
A expectativa é de que até do final, a Farmácia Popular esteja em mais de 5.200 municípios em todo Brasil.
Vale lembrar que o Farmácia Popular foi criado em 2004, pelo então presidente Lula, ainda durante o seu 1° mandato (2003/2006), como uma ação complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), atuando como uma espécie de assistência farmacêutica.
Por fim, para mais notícias sobre o programas sociais do governo federal, clique aqui.