no , , ,

PIX: novo VIRUS que ROUBA DINHEIRO. Aprenda a se PROTEGER

PIX: novo VIRUS que ROUBA DINHEIRO
PIX: novo VIRUS que ROUBA DINHEIRO

O Pix se tornou a principal ferramenta de pagamentos e movimentação financeira do país desde 2021 e vários são os aspectos que levaram a esse sucesso, inclusive a segurança das transações, contudo, um novo vírus está preocupando os usuários(a) do sistema de pagamento instantâneo.

Como sabemos, os criminosos não param de desenvolver novos golpes para dar golpes e roubar o dinheiro das pessoas e obviamente que o Pix não estaria de fora das tentativas fraude.

Sendo assim, um novo vírus cibernético chamado PixPirate está circulando e sua função é roubar o dinheiro de contas bancarias através do Pix.

O PixPirate tem como foco principal, as instituições financeiras do país e utilizam justamente a plataforma Pix para aplicar os golpes.

Quem primeiro descobriu a existência do vírus foi a empresa italiana Cleafy, ainda em 2022.

PixPirate – vírus do PIX

De acordo com Alisson Morreto, especialista em malware e representante da Axur, o vírus PixPirate não ataca o sistema Pix diretamente, mas sim o Sistema Operacional do aparelho.

Porém, o PixPirate mapeia todos os aplicativos bancários instalados nos dispositivos, o que permite ao vírus interagir com eles e fazer movimentações financeiras.

Ou seja, o vírus realiza a transferência via Pix, sem que a pessoas saiba.

Sem contar que o PixPirate ainda pode interceptar mensagens via SMS, capturar credenciais de acesso, se proteger da sua própria desinstalação e até simular comandos na tela do dispositivo.

Vírus do PIX: versão se parece com o PixStealer

O PixPirate é um vírus semelhante a um outro vírus encontrado em setembro de 2021 o PixStealer.

Contudo, o PixPirate engana o usuário ao se passar por um aplicativo autenticador.

Por mais incrível que pareça, versões desse vírus já estavam disponíveis na loja do PlayStore

Na última análise feita do PIX, a Axur encontrou pelo menos 14 menções a bancos brasileiros na estrutura de códigos do vírus.

Como se proteger do PixPirate?

A empresa de cibersegurança Check Point, dá algumas recomendações de como se proteger de novos vírus.

  • Dê preferência para sites seguros. Além disso, tenha cuidado ao compartilhar seus dados pessoais. Lembre-se, também, de conferir o protocolo “https” e o símbolo de cadeado verde na URL da página;
  • Mantenha o Sistema Operacional do seu celular atualizado, assim como também as plataformas presentes nele. Isso porque instalar atualizações de segurança otimiza a proteção, de modo a prevenir violações e ataques.
  • Utilize nomes de usuário e senhas únicos;
  • Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais.
  • Seguindo estas pequenas dicas, certamente você estará mais seguro frente aos golpes do PIX.

Para mais novidades sobre o Pix, clique aqui.