no , , ,

Pix: golpes são cada vez mais comuns. Saiba como se proteger

Pix: golpes sao cada vez mais comuns. Saiba como se proteger
Pix: golpes sao cada vez mais comuns. Saiba como se proteger

O Pix é uma ferramenta de pagamentos e transferência instantânea de dinheiro desenvolvida pelo Banco Central (BC) em 2020 e justamente pela sua praticidade e movimentação instantânea, ele tem sido usado para dar golpes e praticar fraudes.

Portanto, aqui vamos te dar algumas dicas de como se proteger para não cair em nenhum golpe através do Pix.

Assim como te diremos quais são os principais golpes que estão sendo dados via Pix.

Golpes via Pix

A saber, os golpes via Pix buscam não somente roubar o dinheiro da conta do cidadão e cidadã, mas também roubar dados bancários e pessoais.

De acordo com o Banco Central, em 2022, foram feitas 29,2 bilhões de transações via Pix, o que torna o Brasil responsável por cerca de 15% dos pagamentos instantâneos em todo o mundo.

Além disso, até o final do mês, aproximadamente 147 milhões de usuários terão cadastro no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

Para se ter uma ideia, o Pix já é a modalidade de pagamento mais usada no Brasil. Já superou, inclusive, os cartões de crédito e debito desde 2021.

Dessa forma, é normal que criminosos vejam no Pix um caminho para aplicação de golpes.

Transação instantânea atraem criminosos

Um dos principais fatores que atraem os bandidos é o fato da transferência do dinheiro ser feita de forma instantânea.

A facilidade de se abrir contas em bancos digitais também facilitou muito a criação de contas para transferência do dinheiro e que dificultam o rastreamento.

Isso faz com que as instituições financeiras tenham uma maior dificuldade de rastrear o dinheiro que foi transferido pelo cliente.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes via Pix mais que dobraram desde o seu lançamento em 2020.

A segundo a Febraban, as instituições financeiras brasileiras têm capacidade e tecnologia para prevenir a maioria dos golpes e fraudes.

Entretanto, não é possível evitar 100% dos golpes, até porque o usuário também precisar estar atento e cumprir a sua parte.

Portanto, te daremos algumas dicas para que você não caia no golpe do Pix.

Como se proteger do golpe do Pix?

Em primeiro lugar e a situação mais óbvia, é ter atenção com a sua senha e evitar compartilha-la com outras pessoas, principalmente por whatsapp.

Uma medida interessante é ativar o duplo fator de identificação, assim você cria mais obstáculos para os criminosos.

E por fim, evite fazer como o Bolsonaro, não deixe outra pessoa ter acesso livre ao seu celular.

Para mais novidades sobre o Pix, clique aqui.