no , , , , ,

Bolsa Família bloqueado: o que fazer e quais os motivos

Bolsa Familia bloqueado: o que fazer e quais os motivos
Bolsa Familia bloqueado: o que fazer e quais os motivos

Bolsa Família bloqueado

A Caixa Econômica Federal já anunciou o calendário de pagamento desse mês de maio do Bolsa Família, que começa a ser pago na 5°feira, dia 18.

Contudo, como é de conhecimento dos beneficiários(a) do Bolsa Família, várias famílias tiveram seu benefício bloqueado e ainda esperam a liberação para voltarem a receber o dinheiro do programa social.

Ocorre que, muitos beneficiários(a), na hora de sacar o beneficio estão recebendo a seguinte mensagem ao consultar a conta pelo Caixa Tem:

“Benefício Bloqueado para Crédito em Conta”

Portanto, o que fazer diante dessa situação?

Te diremos em seguida!

Bolsa Família bloqueado

Como dissemos anteriormente, a mensagem de “Benefício Bloqueado Para Crédito em Conta” surgiu para muitos beneficiários do Bolsa Família, ao acessarem o conta programa pelo app Caixa Tem.

A verdade é que existem alguns detalhes simples que o beneficiário(a) precisa estar atento na hora de consultar seu saldo do benefício.

Como por exemplo, o calendário de pagamento.

Isso porque, muitas vezes, ao consultar a conta, a confirmação do valor do benefício aparece, mas ele ainda são está a disponível para movimentação.

Ou seja, o valor está confirmado, mas só o beneficiário só pode sacar o dinheiro no dia determinado pelo calendário de pagamento.

Calendário que é de acordo com o NIS do beneficiário.

Outro fator que também pode levar o beneficiário a ter o Bolsa Família bloqueado é a falta de atualização do Cadastro Único, o CadÚnico.

Entre os cerca de 2,3 milhões de cadastros bloqueados do Bolsa Família pelo pente-fino, muitos foram apenas por falta de atualização no cadastro.

Nesses casos, a família deve procurar o CRAS da sua região em até 60 dias para regularizar a situação.

Após esse período, ainda é possível reativar o cadastro, contudo, a família não terá direito ao retroativo dos meses que ficou sem receber

O prazo para solicitar o desbloqueio do Bolsa Família e ainda receber o retroativo sobre os meses que fico sem receber vai até o dia 16 de junho.

Como consultar informações do benefício?

A saber, uma das formas possíveis de consultar a situação do Bolsa Família é através da Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo número 121.

Essa é uma opção para as pessoas que precisam consultar a situação do seu benefício, mas não tem acesso à internet.

Mesmo que você se encontre dentro dos critérios exigidos pelo Bolsa Família é possível que o benefício seja bloqueado caso o cadastro esteja a mais de 2 anos sem uma atualização.

Todavia, para quem tem acesso a internet, através dos aplicativos dos também é possível realizar a consulta.

Aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS);

Caixa Tem (disponível para Android e iOS);

CadÚnico (disponível para Android e iOS);

De acordo com o Ministério, a folha de pagamento do Bolsa Família vai atualizar entre os dias 6 e 8 e, depois disso, o Caixa Tem vai receber os repasses assim que a folha encerrar.

A atualização acontecerá gradualmente, começando com os repasses normais das parcelas e, então, os pagamentos dos benefícios adicionais.

Calendário do Bolsa Família de maio

O calendário de pagamentos segue o final do Número de Inscrição Social (NIS), começando pelos beneficiários com NIS de final 1 e terminando com os beneficiários de NIS final 0.

Em maio, os pagamentos começam a ser depositados pela Caixa Econômica Federal no dia 18 e seguem até o dia 31.

Portanto, confira a seguir o calendário completo:

1: 18 de maio;

2: 19 de maio;

3: 22 de maio;

4: 23 de maio;

5: 24 de maio;

6: 25 de maio;

7: 26 de maio;

8: 29 de maio;

9: 30 de maio;

0: 31 de maio

Para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.