no , , , , ,

Bolsa Família: atualização do Caixa Tem pode EXCLUIR beneficiários?

Bolsa Familia: atualizacao do Caixa Tem pode EXCLUIR
Bolsa Familia: atualizacao do Caixa Tem pode EXCLUIR

O mês de maio começou e com ele uma nova parcela do Bolsa Família, contudo, alguns beneficiários(a) do programa estão receosos(a) de serem retirados(a) do programa após atualização do aplicativo Caixa Tem.

Isso porque as análises, ou melhor, o pente-fino sobre os cadastros do Bolsa Família ainda continuam.

Mesmo com a portaria assinada pelo Ministro Wellington Dias, suspendendo até o junho cancelamento de novos cadastros. Sobre isso falaremos mais adiante.

Dessa forma, quem teve o benefício suspenso, mas já deu entrada no novo cadastro, assim como quem está com dúvidas sobre a situação do seu benefício, pode consular a situação a partir de alguns canais oficias do governo federal.

Assim, se você faz parte desse grupo de que está com dúvida sobre a situação do seu Bolsa Família, esse artigo é para você.

Como consultar se o Bolsa Família foi suspenso?

A saber, uma das formas possíveis de consultar a situação do Bolsa Família é através da Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo número 121.

Essa é uma opção para as pessoas que precisam consultar a situação do seu benefício, mas não tem acesso à internet.

Mesmo que você se encontre dentro dos critérios exigidos pelo Bolsa Família é possível que o benefício seja suspense caso o cadastro esteja a mais de 2 anos sem uma atualização.

Todavia, para quem tem acesso a internet, através dos aplicativos dos também é possível realizar a consulta.

Aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS);

Caixa Tem (disponível para Android e iOS);

CadÚnico (disponível para Android e iOS);

De acordo com o Ministério, a folha de pagamento do Bolsa Família vai atualizar entre os dias 6 e 8 e, depois disso, o Caixa Tem vai receber os repasses assim que a folha encerrar.

A atualização acontecerá gradualmente, começando com os repasses normais das parcelas e, então, os pagamentos dos benefícios adicionais.

Posso ser bloqueado em maio?

De volta a questão da suspensão dos bloqueios do Bolsa Família de maio, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) suspendeu no dia 28 de abril, o bloqueio mais cadastros do programa.

Todavia, a suspensão está restrita aos cadastros que descumprirem os requisitos exigidos dos beneficiários. A medida vale até junho.

A suspensão foi publicada no “Diário Oficial da União” e é assinada pelo ministro Wellington Dias.

De acordo com a portaria, a partir de julho, a cobrança das exigências retorna.

Ou seja, quem não fizer parte desse grupo especifico contemplado com a suspensão da suspensão do Bolsa Família, ainda pode ter o benefício suspenso nesse mês de maio.

Caso a pessoa tenho o benefício suspenso equivocadamente, ele deve procurar o CRAS da sua região em ate 60 dias para regularizar a situação.

Após esse período, ainda é possível reativar o cadastro, contudo, a família não terá direito ao retroativo dos meses que ficou sem receber.

De acordo com o Wellington Dias, prazo para liberação do desbloqueio costuma demorar entre 15 e 45 dias.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.