no , ,

Declaração Imposto de Renda sobre imóveis alugados

Declaracao Imposto de Renda sobre imoveis alugados
Declaracao Imposto de Renda sobre imoveis alugados

Mesmo entre as pessoas que possuem imóveis alugados, muitas não sabem que se o valor anual do aluguel ultrapassar um determinador limite, a quantia precisa estar na Declaração do Imposto de Renda.

Essa confusão tem como origem, o desconhecimento de muitos(a) sobre seus deveres tributários, portanto é importante estar ciente de que é necessário informar a Receita Federal (RF) todo patrimônio e fonte de renda.

Todavia, em relação aos imóveis, quem recebeu em alugueis no ano de 2022, um valor superior a R$ 28.559,70 precisa informa esse montante na sua Declaração de Imposto de Renda.

Valor de alugueis de imóveis deve constar na Declaração de Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, o valor do aluguel é considerado um rendimento tributável.

Portanto, a cobrança do imposto será sobre o total que o proprietário do imóvel recebeu durante o ano. No nosso caso, em 2022.

Também existem diferenças entre um alugueis para Pessoas Físicas e para Pessoas Jurídicas.

Aluguel recebido por pessoas físicas

Segundo a Receita Federal, quando o aluguel for menor que R$ 1.903,98 por mês, o valor não precisa constar na Declaração do Imposto de Renda.

Acima desse valor, é necessário fazer a declaração através da categoria “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”, na opção outas “Outras informações”.

Valores recebidos por pessoas jurídicas

Neste caso, quando o imóvel alugado estiver em nome de uma Pessoa Jurídica, independente do valor do aluguel, ele deve necessariamente constar na Declaração do Imposto de Renda.

Para fazer essa declaração, é necessário o contribuinte informe o valor bruto do aluguel na área de: “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas”, clicando no campo “Imposto Retido na Fonte”

Em seguida, no campo “Descrição” informe o nome da empresa que você alugou o imóvel e o CNPJ.

Veja quem deve declarar o Imposto de Renda em 2023

Tributo que deve ser declarado anualmente, o Imposto de Renda (IR) implica sobre rendimentos pessoais e empresarias, sendo uma das principais receitas tributárias do país.

Entre as áreas financiadas pelo governo federal com o dinheiro do IR estão:

Saúde

Educação

segurança.

Através portal do governo (Gov.br), é possível fazer a Declaração do Imposto de Renda. Todavia, é necessário ter um conta cadastrada no site com o nível ouro ou prata.

Também é possível fazer a declaração baixando um programa da Receita Federal no seu celular, através dos canais oficias da Receita.

Ademais, mesmo a declaração do IR sendo online, a RF informa que não possível realizá-la entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília).

Por fim, para mais notícias sobre o Imposto de Renda, clique aqui.