no , ,

Novo RG: saiba prazo para emissão da nova identidade

Novo RG: saiba prazo para emissao da nova identidade
Novo RG: saiba prazo para emissao da nova identidade

A CIN ou Carteira de Identificação Nacional vai substituir o tradicional RG ou Registro Geral, mais conhecida como carteira de identidade. Ou seja, a CIN será o nosso novo RG. Mas você sabe qual é o prazo emitir o novo documento?

A saber, o novo RG ou CIN, vem com o objetivo de unificar e simplificar os dados pessoais dos cidadãos e cidadãs brasileiras, em um único documento.

Oferecendo assim, praticidade e maior segurança e tecnologia do que o antigo RG.

Todavia, por enquanto apenas quatro estados brasileiros estão aptos para emitir a CIN, a saber:

Acre

Alagoas

Mato Grosso

Santa Catarina

Dessa forma, alguns cidadãos estão em dúvida sobre se existe um prazo para substituir o velho RG pelo novo CIN.

Saberemos em seguida.

Carteira de Identificação Nacional (CIN), novo RG dos brasileiros

Como toda novidade que surge, é normal querermos ter acesso logo a ela. No entanto, não é preciso ter pressa para tirar o novo RG, visto que o documento atual é válido até fevereiro de 2032.

Portanto, ainda existem um tempo para fazer com tranquilidade a substituição dos documentos.

Após esse prazo, a CIN será o único documento de identificação válido para cidadãos brasileiros.

Dessa forma, a nova carteira de identidade terá o número CPF como único número para identificar o cidadão(a) em todas as esferas socais.

Assim, ao fazer essa unificação, o governo vai acabar com a necessidade da emissão de vários documentos para diferente questões.

Segundo informações do Governo Federal, até fevereiro de 2023, cerca de 200 mil CINs haviam sido emitidas fisicamente e mais de 175 mil em formato digital.

A CIN deve contar com o nome completo do cidadão, CPF, data de nascimento, nacionalidade ou naturalidade, filiação e assinatura do titular.

Entenda como funcionará o novo RG

O Projeto de Lei 14.534/2023, aprovado no congresso nacional que colocar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como o principal documento de identificação do país.

Como dissemos anteriormente, a ideia da nova identidade é unificar o RG e o CPF em um único documento, garantindo maior segurança e facilidade para os cidadãos.

Contudo, o número que permanece é o CPF.

E permanece o número do CPF, porque ele já o número ao qual estão atrelados diversos registros do cidadão.

É através do número do CPF que são realizadas compras, viagens, benefícios sociais, solicitação de crédito em instituições entre muitos outros.

A saber, o novo RG conta com um QR Code, gerando a versão digital para os cidadãos, dando mais segurança em casos de perda, roubo, danos, entre outros fatores.

É ressalta que o novo RG já está em circulação, ou seja, qualquer pessoa que for tirar a identidade já vai receber o novo modelo.

Além disso, o novo RG também conta com novas informações, como por exemplo, o tipo sanguíneo do indivíduo.

Assim, o número do CPF deverá ser emitido em todos os demais documentos além do RG, como Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Carteira Nacional de Habilitação, dentre vários outros

De acordo com a Casa Civil, a primeira via e renovação da Carteira de Identificação Nacional serão gratuitas para todos os cidadãos.

Prazo para os estados começarem a emissão do documento

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos formou que todos os estados, além do Distrito Federal, tem até o dia 6 de novembro de 2023 para se estruturarem para emitir a CIN.

O novo documento de identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, o mesmo do passaporte.

Versão física e digital do novo RG

Duas versões do novo RG estarão disponíveis aos cidadãos e cidadãs, a versão digital e a física.

A versão física será impressa em papel ou policarbonato.

Enquanto a versão digital estará disponível pelo aplicativo GOV.BR, mas só poderá ser feita a emissão através do QR Code que fica na versão física.

Por fim, o novo RG também vai permitir a inclusão da carteira de estudante, que também poderá ter sua confirmação através do seu QR Code.

Para mais notícias e novidades que estão acontecendo no Brasil e no mundo, clique aqui.