no , ,

Inteligência Artificial vai acabar com os empregos humanos?

Inteligencia Artificial vai acabar com os empregos?
Inteligencia Artificial vai acabar com os empregos?

O avanço da Inteligência Artificial (IA) e os seus impactos sobre todas as áreas da vida humana, é com certeza uma das principais preocupações da atualidade, principalmente quando se pensa que as maquinas vão acabar com os empregos das pessoas.

Mas será que isso é mesmo verdade? Será que as maquinas e a inteligência artificial vão acabar com os nossos empregos?

No meio da mais recente polêmica entorno do uso da tecnologia de Inteligência Artificial para trabalhos humanos, está o ChatGPT.

Isso porque, o ChatGPT cria conteúdo, como textos, artigos acadêmicos, escreve livros e roteiros de filmes e teatro entre uma gigantesca gama de possibilidades.

Entretanto, lutar contra o desenvolvimento e o avanço da tecnologia é um erro. Enquanto umas formas de trabalho se vão, outras novas surgem.

O que é o ChatGPT?

Em sua essência, o ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em IA que pode gerar respostas semelhantes às humanas.

Ele é baseado na arquitetura GPT-3.5, que é um dos modelos de linguagem mais avançados do mundo.

O ChatGPT é treinado em grandes quantidades de dados, o que permite gerar respostas precisas e naturais.

O avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial

A inteligência Artificial vai mesmo acabar com determinados empregos?

Sim, vai ou melhor, já está!

Contudo, é importante destacar que a humanidade não convive de hoje com a tecnologia e sempre encontramos novos formas de nos reinventarmos.

Por exemplo, quando deixamos de usar as mãos para cavar após a invenção das ferramentas como enxadas, pás etc… isso é desenvolvimento de tecnologia, de ferramentas.

Só quem já trabalhou com uma enxada é capaz de entender como uma ferramenta tão simples é ao mesmo tempo tão moderna e poderosa.

Com uma enxada, você pode desde cavar um buraco a construir uma casa,

Outro exemplo da implantação da tecnologia que mudou o mundo para a forma como o conhecemos hoje, foi a revolução industrial (1740-1830).

Agora estamos na era da revolução tecnologia e da Inteligência Artificial, que como todo inovação tecnológica, vai acabar ou mesmo se apropriar de determinados trabalhos humanos.

Inteligência artificial pode acabar com algumas profissões?

De acordo com número do grupo financeiro Goldman Sachs, que é um grupo financeiro multinacional, a inteligência artificial pode vir a substituir cerca de 300 milhões de empregos ocupados por humanos em período integral.

Em uma outra pesquisa de âmbito global sobre o mercado de trabalho feita pela PwC, um terço das pessoas que participaram se mostraram preocupadas em perder seus empregos para a IA.

IA e as relações de trabalho

A saber, uma das principais áreas que vai sofrer com os impactos da IA no mercado de trabalho é a educação.

Isso porque, a medida que a IA se torna mais presente, será cada vez mais importante que os educadores e alunos tenham habilidades e os conhecimentos necessários para trabalhar ao lado das máquinas.

Entretanto, a verdade é que praticamente todas as áreas vão sofrer os impactos da IA.

Basta vermos o caso de Eva, o robô humanoide contratado para trabalhar de fotografo em um casamento. Portanto, cuidado fotógrafos.

Para mais noticias sobre tecnologia e Inteligência Artificial, clique aqui.