no , , , ,

Bolsa Família retroativo: o que é e quem tem direito

Bolsa Familia retroativo: o que e e quem tem direito
Bolsa Familia retroativo: o que e e quem tem direito

De acordo com Wellington Dias (PT), ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), os beneficiários do Bolsa Família que tiveram seu benefício suspenso pelo pente-fino do governo, mas foram readmitidos no programa, já começaram a receber o benefício.

Desde o dia 27 de abril que as famílias readmitidas começaram a receber o retroativo referente ao mês ou aos meses que ficou sem receber.

Ou seja, o governo vai sim pagar o retroativo do Bolsa Família.

Essa era uma das grandes preocupações de quem teve o benefício cortado, afinal de contas, as contas continuam chegando e a barriga roncando.

Assim, com o retroativo confirmado, informamos abaixo a previsão de pagamento dos valores retroativos para cada grupo afetado.

Parcela retroativa do Bolsa Família

A saber, entre os meses de março e abril cerca de 2 milhões de cadastros suspostamente irregulares foram suspensos, desse total, aproximadamente 1,2 milhão eram de famílias unipessoais, ou seja, famílias de só uma pessoa.

Todavia, todos que tiveram o benefício suspenso foram convidados a fazer um novo cadastro para uma análise do possível retorno ao programa.

E, além de voltar ao Bolsa Família, ainda receber o retroativo.

As parcelas retroativas de abril serão depositadas na folha de pagamento de maio para os seguintes grupos:

– Famílias que atualizaram cadastro entre 11 de março e 14 de abril

– Famílias que atualizaram cadastro entre 15 e 28 de abril.

As famílias que não atualizarem os dados até o mês de julho, terão o benefício cancelado.

O calendário do Bolsa Família para maio já foi divulgado pelo MDS, e os pagamentos serão realizados conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.

A consulta definitiva ao valor e a lista de aprovados estará disponível a partir de 10 de maio.

Como consultar se o benefício foi desbloqueado

É possível consultar se o Bolsa Família foi desbloqueado e qual o valor da pessoa tem a receber de retroativo através dos seguintes canais:

  • Aplicativo do Bolsa Família,
  • Aplicativo Caixa Tem
  • Portal Cidadão da Caixa
  • Portal CadÚnico

Entretanto, apesar do governo já está desbloqueando o benefício de algumas famílias, o processo de pente-fino ainda continua até dezembro desse ano.

Apesar do desbloqueio dos benefícios, o MDS continuará o processo de qualificação cadastral até dezembro de 2023.

De acordo com Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, a revisão nos cadastros deve gerar uma economia de até R$ 7 bilhões por ano.

Inicialmente a equipe do governo identificou cerca de 2,5 milhões de cadastro supostamente irregulares vindos do Auxílio Brasil.

Todavia, a primeira etapa do pente-fino, teve foco nas famílias unipessoais que se cadastraram entre agosto e dezembro de 2022.

Agora nesse mês de maio, serão as famílias que entraram no programa entre junho e julho de 2022.

Recadastramento

A saber, as famílias que tiveram o Bolsa Família suspenso no mês de abril, tem a até o dia 16 julho para regularizar a situação,

Para realizar o recadastramento, são necessários os seguintes documentos:

Para o Responsável Familiar (RF):

– CPF ou, alternativamente, o Título de Eleitor.

Já RFs de famílias indígenas e quilombolas estão isentos dessa exigência e podem apresentar outros documentos aceitos pelo Cadastro Único.

Enquanto que os demais membros da família, o RF deve apresentar pelo menos um dos seguintes documentos para cada pessoa:

  • CPF (preferencialmente),
  • Certidão de Nascimento,
  • Certidão de Casamento,
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – exclusivamente para indígenas que possuam somente esse documento
  • Carteira de Identidade (RG),
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.

Responsável Legal (RL),

  • CPF e os documentos da pessoa representada a ser cadastrada, além dos documentos que comprovem a guarda/tutela ou curatela.

Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família e o retroativo, clique aqui.