O Bolsa Família foi criado em longínquos 2003, há 20 anos atrás, ainda durante o Governo Lula 1, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O programa se tornou a grande marca do governo do PT, se destacando como um programa de assistência social e distribuição de renda extremamente bem-sucedido no combate à fome e insegurança alimentar, além do seu impacto na redução da pobreza.
Após ter sido extinto pelo ex governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e substituído pelo Auxílio Brasil, o Bolsa Família voltou em 2023 com a volta de Lula ao poder.
Contudo, junto com o retorno do Bolsa Família, veio um pente-fino no cadastro dos beneficiários do programa, que até o momento á cortou mais de 2 milhões de benefícios supostamente irregulares.
Uma primeira revisão do Cadastro Único (CadÚnico) apontou que cerca de 5 milhões de benefícios irregulares são pagos pelo Bolsa Família, oriundos do finado Auxílio Brasil.
Entretanto, muitos benefícios de famílias que tem direito a receber foram cortados indevidamente.
Agora essas pessoas querem saber se após terem seu cadastro ativo novamente, vão receber o valor retroativo aos meses que ficou sem receber.
Bolsa Família suspenso causa tensão sobre retroativo
E o principal perfil de benefícios suspensos foi o das famílias unipessoais, ou seja, aquelas compostas por apenas uma família.
De acordo com o governo, quase todos os benefícios suspensos durante o pente-fino do governo no Bolsa Família, são de famílias unipessoais que realizaram o cadastro no segundo semestre do não passado.
Devido a isso, acredita-se que muitas pessoas tenham fornecido informações falsas para que pudessem ser incluídas no programa.
Portanto, quem teve seu benefício suspenso vai precisar retornar ao CRAS da sua região e atualizar as informações para voltar a receber o benefício.
Após ter o benefício suspenso, a pessoa tem 60 dias para regularizar a situação para desbloquear o benefício.
Em relação ao retroativo, o governo anunciou que as pessoas que tiveram o Bolsa Família suspenso e que consigam reverter a suspensão, vão receber sim os valores retroativos aos meses que ficou sem receber.
Calendário de pagamento de maio
Na 5°feira, 28, foi feito o último pagamento do Bolsa Família do mês de abril, para beneficiários que possuem NIS final 0.
O programa é pago de acordo com a ordem do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários.
Abaixo segue calendário de pagamento do mês de maio
- NIS 1: 18 de maio;
- NIS 2: 19 de maio;
- NIS 3: 22 de maio;
- NIS 4: 23 de maio;
- NIS 5: 24 de maio;
- NIS 6: 25 de maio;
- NIS 7: 26 de maio;
- NIS 8: 29 de maio;
- NIS 9: 30 de maio;
- NIS 0: 31 de maio.
Por fim, para mais notícias sobre o Bolsa Família, clique aqui.