no , ,

Declaração do IR 2023 Já ACABOU O Prazo do ENVIO?

AINDA DÁ TEMPO DE RECEBER A RESTITUIÇÃO DO 1ºLOTE?
AINDA DÁ TEMPO DE RECEBER A RESTITUIÇÃO DO 1ºLOTE?

Para ter a possibilidade de receber a restituição do IR 2023 no 1º lote, o contribuinte deve enviar a declaração até o dia 10 de maio, segundo a Receita Federal. Após essa data, o documento poderá ser enviado normalmente até o dia 31 de maio. Porém, o contribuinte não estará mais apto a fazer parte do primeiro grupo de devolução.

O primeiro lote de restituição será pago em 31 de maio de 2023, para os contribuintes que tiverem enviado a declaração dentro do prazo. E sobretudo, se enquadrem nas prioridades estabelecidas pela Receita Federal.

A ordem de prioridade considera, por exemplo, os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental, entre outros casos específicos. O pagamento dos lotes seguintes será feito em junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Veja o calendário de restituição do IR 2023

Os contribuintes que entregarem a declaração do IR 2023 até o dia 10 de maio receberão a restituição do imposto no primeiro lote, que será pago no dia 31 do mesmo mês. No entanto, é importante lembrar que o pagamento segue uma ordem de prioridade organizada em grupos preferenciais. Confira:

  1. Idosos acima de 80 anos;
  2. Idosos acima de 60 anos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiência;
  3. Contribuintes que têm no magistério sua maior fonte de renda;
  4. Contribuintes que utilizarem o modelo de declaração pré-preenchido e escolherem receber a restituição por Pix;
  5. Outros contribuintes.

Assim, os contribuintes que entregarem a declaração após o dia 10 de maio receberão a restituição nos lotes seguintes, de acordo com o calendário definido pela Receita Federal:

  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Saiba como fazer a entrega da sua declaração

O envio da declaração do Imposto de Renda deve ser feito pela internet, utilizando uma das três opções disponíveis: o portal Meu Imposto de Renda, um programa de computador ou um aplicativo para celular ou tablet.

O contribuinte pode escolher entre utilizar o modelo pré-preenchido, reproduzir as informações do ano anterior e atualizá-las ou iniciar uma nova declaração do zero para o IR 2023.