no , ,

Lula Gasta Quase R$55 mil Em Um Almoço na Europa? Veja

lula é acusado de gastar 9400 euros em um almoço
lula é acusado de gastar 9400 euros em um almoço

Algumas mensagens que estão sendo compartilhadas nas redes sociais e em aplicativos de mensagens afirmam que o presidente Lula gastou 9.400 euros em um restaurante em Portugal. Contudo, essa informação é falsa e mais uma fake news circulando na internet.

Durante uma viagem internacional recente, a comitiva brasileira incluiu Portugal em seu itinerário. E é provável que seja nesse contexto que a alegação falsa tenha surgido. Apesar de algumas pessoas estarem compartilhando imagens da suposta conta do restaurante como “prova”. Logo, uma análise rápida da imagem já mostra que os fatos são falsos.

Lula gastou 9400 euros? Fake News é descoberta

As mensagens divulgadas afirmam que um garçom em Portugal tirou uma foto da conta de um almoço de Lula e seus companheiros, na qual aparece um valor final de 9.400 euros (mais de 50.000 reais). Na foto, é possível ver o nome do restaurante e os itens consumidos pela mesa, incluindo um vinho de mais de 5 mil euros.

No entanto, se observarmos a data presente no documento, é possível notar que a refeição teria ocorrido em 16 de novembro de 2022. É importante ressaltar que essa informação é falsa e não corresponde à realidade.

De fato, a informação que está sendo compartilhada nas mensagens é falsa e não corresponde aos fatos. Lula não gastou 9.400 euros em um restaurante em Portugal. Pois a viagem do presidente eleito para o país aconteceu na semana passada e não em novembro de 2022, como indicado na suposta conta.

Além disso, a agenda oficial de Lula naquele período mostra que ele estava no Egito, e não em Portugal. É importante ter cuidado com informações falsas que circulam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens e sempre verificar a veracidade dos fatos antes de compartilhá-los.

A mesma fake news aconteceu com outro político

Parece que a mesma imagem que está sendo usada para acusar Lula de gastar 9.400 euros em um restaurante já foi utilizada anteriormente em Portugal, mas para atacar o primeiro-ministro do país.

Na ocasião, o estabelecimento em questão divulgou uma nota oficial para esclarecer que o político não havia almoçado lá, apesar da foto da suposta conta que circulava na internet.

Isso mostra como imagens podem ser usadas fora de contexto para difundir informações falsas e prejudicar a reputação de pessoas e instituições.