O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Portugal na manhã da última sexta-feira, 21, em seu primeiro compromisso oficial no continente europeu. Lula fica na terra dos nossos colonizadores até a terça-feira, 25.
Lula e Janja embarcaram para Lisboa, as 22h (de Brasília), da quinta-feira, 20.
A viagem do petista aconteceu 1 dia antes do previsto, contudo, o Palácio do Planalto não informou qual foi motivo da antecipação.
De Portugal, Lula segue para a cidade de Madri, na Espanha.
Lula participou de uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro do Jerônimo, e da deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do mosteiro.
Posteriormente, Lula se encontro com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Em seguida, Lula almoçou com o primeiro-ministro Antônio Costa e mais 7 ministros (4 ministros brasileiros e 4 portugueses).
Lula fecha 13 acordos bilaterais com Portugal
À tarde, o petista participou da 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, no qual foram assinados acordos bilaterais.
Segundo o Palácio do Planalto, foram assinados pelo menos 13 acordos e parcerias com o governo português em diversas áreas, como:
– Tecnologia
– Energia
– Cultura
– Turismo
– Saúde
– Educação.
De acordo com informações do Planalto, Lula também pretende renovar o contrato da Apex com a Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).
O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, também acompanhou o petista na viagem as terras lusitanas.
Com efeito, Lula também irá participar da entrega do Prêmio Camões (principal prêmio da literatura em língua portuguesa) ao nosso querido Chico Buarque.
Prêmio esse que Chico Buarque recebeu ainda em 2019, mas o então presidente Fujão Jair Bolsonaro, se recusou assinar o diploma da premiação. Pois é!
Tem problema não, Lula assinou!
Das terras lusas a Espanha
Na terça-feira, 25, antes de partir para a Espanha, Lula participará de uma sessão solene em sua homenagem na Assembleia da República, em Lisboa.
Por fim, na terra das touradas, Lula se reunirá com o primeiro-ministro Pedro Sánchez, o rei Filipe e empresários espanhóis.
A expectativa é que o chefe do Executivo assine pelo menos 4 acordos bilaterais com o país.
Ademais, ´para mais notícias sobre o governo Lula, clique aqui.