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Aprenda a fazer inscrição para acessar serviços do INSS

Aprenda a fazer inscricao para acessar servicos do INSS
Aprenda a fazer inscricao para acessar servicos do INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) assiste atualmente cerca de 37 milhões de brasileiros e brasileiras.

Entretanto, apesar de toda a facilidade proporcionada pela tecnologia, muitas pessoas não sabem como se inscrever no INSS para ter acesso as informações sobre seus benefícios.

A inscrição no INSS é uma ótima opção para que o cidadão(a) tire dúvidas sobre datas, valores e outras questões relacionadas a seus benefícios sem sair de casa.

Todo trabalhador e trabalhadora com cadastro no PIS/Pasep ou NIS tem inscrição no INSS, sendo o respectivo número, o mesmo da inscrição na autarquia.

Quem pode consultar de dados do INSS?

Pessoa que quer se inscrever no INSS para:

começar a contribuir;

ser procurador ou representante legal de outra pessoa ou,

somente solicitar algum serviço.

Como solicitar a inscrição no INSS

Primeiramente, acesse o Meu INSS;

Em seguida, selecione “Inscrever no INSS”;

Agora, preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

Quando a inscrição no INSS for para uma pessoa que não é contribuinte, por exemplo, crianças ou procuradores, a solicitação deve ser feita pelo telefone 135.

Documentação necessária

A saber, esse são os documentos obrigatórios necessários para solicitação da inscrição junto ao INSS em todos os casos:

Número do CPF;

Número de um documento de identificação (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho).

Canais oficiais

Telefone:  135 (Tempo estimado de espera: minutos)

Site: Meu INSS

Aplicativo: Meu INSS

Em caso de dúvidas sobre a inscrição, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

  • Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética

Além disso, também é possível ter Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Ademais, tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.

Por fim, para mais notícias sobre serviços do INSS, clique aqui.