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INSS Está Fora do AR? Veja o Que Está Acontecendo

sistema do inss apresenta falhas
sistema do inss apresenta falhas

O atendimento nas agências da Previdência Social tem sido afetado por uma falha nos sistemas de internet do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Sobretudo, resultando no cancelamento de pedidos, especialmente os agendamentos de exames da perícia médica.

De acordo com informações da Folha, cerca de 50 mil benefícios podem ter sido afetados pela pane. Intermitências nos sistemas do INSS têm sido frequentes neste ano, prejudicando os segurados.

Dessa forma, na sexta-feira, o INSS confirmou que problemas na rede de internet foram registrados em diferentes unidades do país. Assim então, causando a queda de sistemas e impossibilitando o atendimento aos segurados.

O INSS informou que a Telebras, responsável pelo serviço de internet, foi acionada para providenciar os reparos necessários após a falha nos sistemas que afetou o atendimento nas agências da Previdência Social.

O instituto afirmou em nota que os atendimentos impactados estão sendo reagendados. De acordo com Luís Fernando de Freitas, diretor técnico operacional da Telebras, o problema foi causado por uma falha de hardware. Que logo foi detectada na quarta-feira à noite, após oscilações dos sistemas, que ele classificou como “não prevista e inevitável”.

Portanto, as equipes estão trabalhando 24 horas para resolver as falhas o mais rápido possível.

A previsão é que os reparos sejam concluídos até o final de semana, mas é possível que sejam concluídos antes.

Telebras

A Telebras está implantando uma nova rede em vários órgãos públicos, incluindo o INSS, para proporcionar uma conexão mais veloz à internet.

“O INSS hoje tem mais ou menos 1.685 agências. A gente já implantou em quase 400 agências esse novo sistema”, afirma Freitas.

Uma servidora do INSS, que preferiu não se identificar, afirmou que o problema no atendimento começou na segunda-feira (20). E afetou algumas agências na quinta-feira (23) e sexta-feira (24). A funcionária afirmou que pessoas que aguardavam a perícia médica não puderam ser atendidas devido à falha nos sistemas.

A falha parece estar relacionada ao fornecimento de internet pela Telebras. De fato, o que afetou os sistemas internos e externos administrados pela Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal.

Apesar da manutenção realizada pela Telebras durante a madrugada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a instabilidade persistiu na sexta-feira, sem previsão para que os sistemas voltem ao normal.

A Dataprev também se manifestou, atribuindo a falha a uma “indisponibilidade de rede” de responsabilidade da Telebras. “Nos últimos dois dias (23 e 24), foi registrada a indisponibilidade de rede e internet em algumas agências do instituto”, declarou a empresa.

Veja o que fazer se houver falhas no sistema do INSS

A continuidade das falhas nos sistemas de internet do INSS tem gerado impactos no atendimento aos segurados, especialmente no que diz respeito ao agendamento de exames da perícia médica. Segundo informações obtidas pela Folha, a pane pode ter afetado cerca de 50 mil benefícios. A Telebras, responsável pelo serviço, foi acionada e está trabalhando para solucionar o problema, que começou na segunda-feira (20) e persistia até a última sexta-feira (24).

Para evitar prejuízos ao segurado, especialistas recomendam que ele procure provar que a falha foi por “motivo alheio à sua vontade” para evitar o indeferimento do benefício por “ausência do trabalhador”. É importante pedir uma declaração da agência ou alguma foto identificando a falha. Além disso, é recomendado que o segurado reagende imediatamente o atendimento e mantenha os dados atualizados no sistema, como endereço, telefone e email.

O SINSSP tem alertado sobre a continuidade das instabilidades nos sistemas, além da falta de servidores, atendimento presencial reduzido, agências fechadas, demora e represamento nas concessões de benefícios e nos demais requerimentos dos segurados.

O sindicato cobra ações da direção do INSS para solucionar os problemas.