no , ,

INSS: dicas para dar entrada na aposentadoria

INSS: dicas para dar entrada na aposentadoria
INSS: dicas para dar entrada na aposentadoria

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o responsável pelo pagamento das aposentadoria, pensões e uma série de benefícios aos trabalhadores e trabalhadoras que são seus contribuintes.

Dessa forma, trabalhadores(a) que estão próximos de se aposentarem devem prestar atenção as mudanças nas regras da aposentaria causadas pela Reforma da Previdência de 2019.

A Reforma, promovida pelo governo do ex presidente Bolsonaro, causou mais confusão ainda sobre tudo que envolve o processo de aposentadoria.

Por isso, trazemos algumas dicas para ajudar você a encaminhar sua aposentadoria do INSS em 2023.

Como dar entrada na aposentadoria junto ao INSS

Todavia, é importante destacar que aqui estamos dando algumas dicar para você ter um norte sobre o processo de pedido de aposentadoria.

Contudo, antes de realmente entrar com a solicitação da aposentadoria, o correto é procurar a um advogado previdenciário para acompanhar o processo.

Período de atividade especial

A saber, trabalhadores que trabalham sobre condições de periculosidade e insalubridade, tem direito a uma aposentadoria especial.

Essa classe de trabalhadores(a) se aposenta com menos tempo de contribuição do que o trabalhador(a) comum.

Contudo, no caso onde esse trabalhador não tenha completado o tempo exigido, é possível, em alguns casos, converter o tempo especial em comum.

Outros períodos que também podem se contar para aposentadoria

Além do trabalho em condição de periculosidade e insalubridade, existem também outros períodos que podem contar para o tempo de aposentadoria.

A importância do CNIS – Extrato previdenciário

O Extrato Previdenciário, o CNIS, é o documento pelo qual o trabalhador(a) acompanha o seu histórico de contribuições previdenciário.

Ou seja, o CNIS possui todas as informações de onde você trabalhou, suas contribuições mensais, seus tempos de trabalho.

Contudo, é bom conferir o seu CNIS antes de solicitar a aposentadoria, visto que pode acontecer de nem todas as informações do CNIS estarem atualizadas.

Conferir o valor dos salários durante tempo de contribuição

Sobre a importância de conferir todos os seus salários de contribuição, isso é fundamental para você poder calcular qual será o valor da sua aposentadoria.

Portanto, se você contribuiu em determinados momentos com valores maiores que o piso, será preciso fazer esses calculo para chegar ao valor correto.

O site do Meu INSS disponibiliza uma calculadora especifica para se realizar esse cálculo.

Quando contratar um advogado?

Antes de tudo é preciso dizer todo esse processo de solicitação da aposentadoria por ser realizado sozinho, sem ajuda de um especialista.

No entanto, em alguns casos o trabalhador pode se prejudicar visto que inconsistências podem acontecer tem relação as contribuições.

Como por exemplo, divergências dos registros, períodos não reconhecidos, contribuições em atraso e uma série de peculiaridades que passam despercebidos.

Isso pode levar inclusive ao trabalhador(a) se aposentar com um salário menor do que teria dreito.

Dessa forma, um especialista ajudaria a identificar esses “desencontros” e auxiliar para que o trabalhador(a) se aposente com o valor correto.

Para mais notícias sobre aposentadoria e benefícios do INSS, clique aqui.