O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, após receber o diagnóstico de uma pneumonia leve, resolveu seguir as orientações dos médicos e cancelar sua viagem a China.
Os primeiros a saberem da decisão do presidente de cancelar a viagem foram os próprios chineses, segundo informou o Palácio do Planalto.
Também houve uma conversar com os chineses sobre o desejo de Lula de remarcar a visita em nova data futura. Que na verdade não poderá mesmo deixar de acontecer, visto que Lula fica, mais a comitiva de políticos e empresários que acompanharia o presidente está com a viagem confirmado.
Dessa forma, possíveis acordos comerciais entre os países ficaram em status de espera até que o Lula vá a China para oficializar os contratos.
A princípio, levantou-se a possibilidade do vice-presidente Geraldo Alckmin substituir Lula na viagem. Possibilidade essa já descartada.
Lula adia visita a China
Inicialmente, após o diagnóstico de uma leve pneumonia na sexta-feira, 24, a ideia foi de adiar a viagem em 1 dia. Assim, a viagem que estava planejada para o sábado, 25, passou para o domingo, 26.
Contudo, apesar da reavaliação feita por Lula no dia 25 ter apresentado uma melhora clínica, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou que foi recomendado o adiamento da viagem “até que se encerre o ciclo de transmissão viral”.
Ainda de acordo com informações do planalto, da comitiva de ministros que acompanharia Lula na viagem, nenhum vai mais
Apenas o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro viajou para a Ásia dias antes da comitiva para tratar do embargo chinês à carne bovina brasileira, vai estar por lá.
Fávaro viajou com mais de 100 empresários de diversos setores do agronegócio brasileiro.
De acordo com o portal Poder360, Lula deve passar por uma nova avaliação médica em duas semanas.
Caso não esteja mais transmitindo o vírus da gripe (Influenza A), o governo avalia realizar a viagem no período.
No entanto, existe uma singela peculiaridade dentro desse período que também pode atrapalhar os planos do presidente Lula de viajar para China.
Justamente quando Lula completará 100 dias de governo do seu 3° e mais desafiador mandato presidencial.
Para continuar se mantando por dentro das novidades do governo Lula, clique aqui.