no , ,

É Possível Compra Um VEÍCULO Com o FGTS? Confira o Projeto

PROJETO PREVê COMPRA DE VEÍCULO COM O FGTS
PROJETO PREVê COMPRA DE VEÍCULO COM O FGTS

O FGTS é um importante benefício para os trabalhadores brasileiros que possuem carteira de trabalho assinada. Com o objetivo de protegê-los em circunstâncias específicas, como demissão sem justa causa ou doença grave.

Embora o saldo do FGTS possa ser utilizado para a compra da casa própria ou em outras situações específicas. A utilização desse recurso para a compra de um carro, por exemplo, poderia ser uma grande oportunidade para os trabalhadores que desejam adquirir um veículo.

Entretanto, tal prática estava limitada a determinadas circunstâncias.

Utilização do FGTS para compra de veículos

Atualmente, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados um novo projeto de lei (PL 2679/22). Que tem como objetivo permitir a utilização do saldo do FGTS para aquisição de automóvel ou outro veículo automotor.

Caso aprovada, essa medida representaria uma grande conquista para os trabalhadores brasileiros que desejam adquirir um veículo. Mas não possuem poupança ou opções de crédito suficientes.

O deputado Pedro Lucas Fernandes, autor do projeto, argumenta que essa medida traria mais simplicidade à vida dos trabalhadores. Estimularia o mercado de carros novos e usados, além de contribuir para impulsionar a economia e gerar empregos no setor automotivo.

Projeto de Lei

Devido aos elevados preços dos combustíveis e a superlotação dos sistemas de transporte público, possuir um carro pode oferecer maior conforto, segurança e autonomia em deslocamentos diários.

No entanto, é essencial que o trabalhador seja responsável e planeje suas finanças de acordo com sua realidade, caso contrário, pode transformar a oportunidade em um problema.

Nesse sentido, é recomendado que o trabalhador avalie sua situação financeira e considere custos adicionais, como manutenção, seguro e impostos, antes de realizar a compra.

Além das vantagens para os cidadãos, a aprovação do PL pode gerar um avanço na indústria automobilística brasileira, que vem enfrentando dificuldades financeiras devido à queda na procura por veículos e nas vendas.

A medida também pode contribuir para a geração de empregos dentro das empresas do setor automotivo.