no , , ,

INSS: o que é o benefício por Incapacidade Temporária e como solicitar?

INSS: o que e o benefício por Incapacidade Temporaria
INSS: o que e o benefício por Incapacidade Temporaria

O INSS é o responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e uma série de benefícios aos trabalhadores e trabalhadoras que são seus contribuintes. Contudo, existe um benefício pago pelo Instituto que poucas pessoas conhecem, que é o benefício por incapacidade temporária.

Você por acaso já ouviu falar desse benefício e quem pode solicitar?

Te explicaremos adiante tudo sobre o benefício por incapacidade temporária do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e também como realizar a sua solicitação.

Atualmente sob a assistência do INSS estão mais de 37 milhões de pessoas em todo o Brasil, que tem a data do pagamento do benefício iniciada com o cartão de número final 1, em seguida do cartão com final 2, posteriormente o 3 e assim por diante.

Benefício por incapacidade temporária do INSS

O benefício de Incapacidade Temporária, antigo Auxílio doença, é pago ao trabalhador que está incapacitado temporariamente, como o próprio nome já diz.

No caso, o trabalhador(a) que ficar impossibilitado de trabalhar por mais de 15 dias e que tenha perspectiva de recuperação.

Como requerer benefício por incapacidade temporária?

Em primeiro lugar, para que o trabalhador possa solicitar o benefício, como disse anteriormente, é necessário ser contribuinte do INSS.

Também é possível solicitar o benefício, pessoas que se encontram no “Período de Graça”, que é o intervalo em que seus direitos estão mantidos.

Todavia, quem vai avaliar a condição do trabalhador(a) para poder confirmar ou não o direito ao benefício é uma perícia médica realizada por uma equipe médica do próprio INSS.

Veja como consultar informações relativas ao INSS

Através do site ou aplicativo do Meu INSS é possível que cidadãos e cidadãs tenham acesso tanto a informações referentes a sua vida tributária, como a situação dos seus direitos previdenciários junto ao Instituto.

Abaixo segue algumas das informações acessíveis através dos canais do Meu INSS:

Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;

Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;

Prova de vida – data da última prova de vida realizada;

Calendário de Pagamentos;

Perguntas Frequentes.

Pedir o serviço

Todavia, para solicitar o serviço de consultas do INSS, siga instruções abaixo:

Em primeiro lugar acesse o site Meu INSS;

Depois selecione “Inscrever no INSS”;

Em seguida preencha os dados solicitados.

Enquanto que nos casos onde a inscrição é para uma pessoa que não é contribuinte, por exemplo, crianças ou procuradores, a solicitação deve ser feita pelo telefone 135.

Documentação Obrigatória

Número do CPF;

Número de um documento de identificação (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho).

Canais de atendimento do INSS

 – Telefone:  135 (Tempo estimado de espera: até 5 minutos)

– Site do Meu INSS:

– Aplicativo Meu INSS

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Por se tratar de um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entrar em contato com o Instituto.

Por fim, para mais informações e novidades sobre benefícios do INSS, clique aqui.