O INSS é o responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e uma série de benefícios aos trabalhadores e trabalhadoras que são seus contribuintes. Contudo, existe um benefício pago pelo Instituto que poucas pessoas conhecem, que é o benefício por incapacidade temporária.
Você por acaso já ouviu falar desse benefício e quem pode solicitar?
Te explicaremos adiante tudo sobre o benefício por incapacidade temporária do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e também como realizar a sua solicitação.
Atualmente sob a assistência do INSS estão mais de 37 milhões de pessoas em todo o Brasil, que tem a data do pagamento do benefício iniciada com o cartão de número final 1, em seguida do cartão com final 2, posteriormente o 3 e assim por diante.
Benefício por incapacidade temporária do INSS
O benefício de Incapacidade Temporária, antigo Auxílio doença, é pago ao trabalhador que está incapacitado temporariamente, como o próprio nome já diz.
No caso, o trabalhador(a) que ficar impossibilitado de trabalhar por mais de 15 dias e que tenha perspectiva de recuperação.
Como requerer benefício por incapacidade temporária?
Em primeiro lugar, para que o trabalhador possa solicitar o benefício, como disse anteriormente, é necessário ser contribuinte do INSS.
Também é possível solicitar o benefício, pessoas que se encontram no “Período de Graça”, que é o intervalo em que seus direitos estão mantidos.
Todavia, quem vai avaliar a condição do trabalhador(a) para poder confirmar ou não o direito ao benefício é uma perícia médica realizada por uma equipe médica do próprio INSS.
Veja como consultar informações relativas ao INSS
Através do site ou aplicativo do Meu INSS é possível que cidadãos e cidadãs tenham acesso tanto a informações referentes a sua vida tributária, como a situação dos seus direitos previdenciários junto ao Instituto.
Abaixo segue algumas das informações acessíveis através dos canais do Meu INSS:
Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;
Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;
Prova de vida – data da última prova de vida realizada;
Calendário de Pagamentos;
Perguntas Frequentes.
Pedir o serviço
Todavia, para solicitar o serviço de consultas do INSS, siga instruções abaixo:
Em primeiro lugar acesse o site Meu INSS;
Depois selecione “Inscrever no INSS”;
Em seguida preencha os dados solicitados.
Enquanto que nos casos onde a inscrição é para uma pessoa que não é contribuinte, por exemplo, crianças ou procuradores, a solicitação deve ser feita pelo telefone 135.
Documentação Obrigatória
Número do CPF;
Número de um documento de identificação (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho).
Canais de atendimento do INSS
– Telefone: 135 (Tempo estimado de espera: até 5 minutos)
– Site do Meu INSS:
– Aplicativo Meu INSS:
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Por se tratar de um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entrar em contato com o Instituto.
Por fim, para mais informações e novidades sobre benefícios do INSS, clique aqui.